3 min de leitura                    
7 conselhos para melhorar a tua higiene íntima
A higiene íntima deve ser feita corretamente para não causar problemas. Os problemas podem ser causados por excesso (demasiada limpeza), falta (pouca) ou falta de conhecimento e de pudor (não sabemos como fazer e temos vergonha de perguntar).
A zona genital é muito sensível e, por esta razão, devemos cuidar dela com mais delicadeza do que de outras zonas. No entanto, muitas vezes acontece o contrário e é uma das partes a que prestamos menos atenção.
O objetivo da limpeza, para além de manter a higiene, é evitar a proliferação de germes que podem causar desconforto ou patologia (irritação, cistite, vaginose, etc.), mas sem eliminar a microbiota local (um grupo de microrganismos que vivem regularmente na zona e que não são prejudiciais, mas sim benéficos), que ajuda a proteger-nos das infecções.
Orientações para melhorar a tua higiene íntima
Utiliza produtos de limpeza específicos
Para a higiene diária da zona vaginal, deves utilizar um produto específico. Não uses o mesmo gel ou sabonete que usas para o resto do corpo.
Os sabonetes íntimos devem assegurar uma higiene adequada sem irritar, secar ou alterar o pH normal desta zona. Ao utilizá-los, assegura a manutenção da proteção natural contra as infecções.
Efectua a limpeza da frente para trás
É muito importante que faças sempre a higiene da frente para trás. Caso contrário, é provável que transportes bactérias ou outros microrganismos da zona anal para a zona vulvar. Isto aumenta o risco de infeção.
O mesmo para te limpares depois de ires à casa de banho.
Lava apenas a área externa
Apenas os órgãos genitais externos precisam de ser lavados. Existem mecanismos naturais para manter o equilíbrio interno da vagina.
Esquece a ducha
A ducha não é necessária e não é recomendada de todo. Esta prática provoca um desequilíbrio na microbiota dentro da vagina.
Além disso, no caso de uma infeção existente, como uma cistite, esta pode ser agravada pelo jato de água que arrasta os microrganismos, tanto patogénicos como benéficos.
Não utilizes uma esponja para lavar a zona íntima.
A melhor maneira de lavar a tua zona íntima é usar a tua mão limpa.
Os germes acumulam-se nas esponjas, que não são fáceis de remover. Além disso, quando te limpas à mão, é muito mais difícil que haja fricção ou irritação.
Não utilizes desodorizantes íntimos
Não deves ficar obcecado com o cheiro da zona genital. Mesmo que faças a tua higiene corretamente, é natural que a zona genital tenha um certo odor.
A utilização de desodorizantes ou produtos para a zona íntima que contenham perfumes ou álcool irá irritar e causar desconforto na zona.
Usa roupa interior de algodão
O algodão favorece a transpiração, pelo que evita as irritações. Lava a tua roupa interior com detergentes suaves e enxagua-a bem para que não haja resíduos que possam irritar a tua zona íntima.
Outras dicas a ter em conta
Sempre que possível, é uma boa ideia lavar a tua zona íntima antes e depois das relações sexuais. Isto reduzirá o risco de infeção.
Tem cuidado com a depilação excessiva na zona íntima. Os pêlos púbicos têm uma função: protegem a zona íntima, evitam que a roupa roce, impedem a transpiração, …
Se notares secura na zona genital, utiliza um um produto hidratante específico. A secura, para além de provocar desconforto e comichão, pode alterar a função protetora da pele. A secura pode, portanto, favorecer o aparecimento de infecções ou outros incómodos.
Cuidados em circunstâncias especiais
Menstruação
Durante a menstruação, deves ter cuidados redobrados com a higiene, especialmente quando se trata de mudar frequentemente os tampões ou pensos higiénicos.
Gravidez
A gravidez é uma altura de muitas alterações hormonais que, no caso da zona vaginal, podem implicar uma alteração do pH. Isto pode levar a alterações da microbiota, comichão, irritação, etc.
Uma higiene íntima adequada é muito importante nesta altura, porque as infecções vaginais durante a gravidez podem aumentar o risco de aborto espontâneo ou de parto prematuro.
Menopausa
Com a chegada da menopausa, verifica-se uma diminuição do corrimento vaginal, um aumento do pH e alterações na mucosa vaginal, favorecendo o aparecimento de infecções.
Além disso, em muitas ocasiões, a menopausa pode ser acompanhada pelo aparecimento de algumas perdas de urina, o que torna ainda mais necessário o cuidado e a higiene da zona íntima.
Se puseres em prática as nossas recomendações, verás como a tua higiene íntima será beneficiada.