3,5 min de leitura                    
Aprende a tratar os teus lábios cortados para promover a cicatrização
Os teus lábios, tal como o resto do teu rosto, são uma das poucas zonas que estão continuamente expostas às agressões dos agentes externos: frio, vento, calor, poluição, sol, etc. Se a isto juntarmos o facto de a pele dos lábios ser muito mais fina do que a de outras zonas do rosto, temos uma combinação muito boa para sofrer de lábios gretados irritantes.
Temos um pequeno número de glândulas sebáceas nos lábios, que fornecem parte dos lípidos que protegem a pele da desidratação, entre outras coisas. É por isso que os lábios secos são tão comuns.
Também não temos melanina nos lábios, o que torna esta zona particularmente sensível aos efeitos da radiação solar.
Causas da secura dos lábios
Tal como acontece com a secura nasal, há vários factores que podem causar a secura dos lábios:
- O frio e o calor intensos, que na pele mais desprotegida, como a dos lábios, provocam uma rápida perda de água.
 
- Mudanças bruscas de temperatura, que favorecem a desidratação.
 
- O ar condicionado e o aquecimento secam o ar e, com ele, também a pele fina e delicada dos lábios.
 
- O tabaco. O contacto dos cigarros com a pele dos lábios provoca secura e irritação. Se fumas, o melhor que podes fazer pela tua saúde e pelo cuidado dos teus lábios é deixar de fumar.
 
- A utilização de produtos cosméticos inadequados ou não especificamente formulados para a zona dos lábios pode provocar secura e irritação.
 
- Uma dieta desequilibrada pode levar a uma falta de vitaminas A, B e C e outros micronutrientes que podem levar à desidratação dos lábios.
 
Como evitar que os teus lábios sequem?
Para evitar que os teus lábios sequem, tens de ser consistente nas tuas rotinas de hidratação, tanto internamente, bebendo pelo menos um litro e meio de água por dia, como externamente, aplicando um bálsamo labial ou um creme ou bálsamo hidratante e protetor. Se o fizeres diariamente, vais notar como a hidratação dos teus lábios melhora drasticamente.
Evita ambientes secos devido ao clima ou à utilização de ar condicionado e aquecimento. Em casa, podes utilizar um humidificador, que é muito útil nestes casos.
Utiliza produtos cosméticos especificamente formulados para cuidar da pele fina dos lábios, que não causem irritação.
Deves evitar a exposição excessiva ao sol e, quando o fizeres, usa um batom com protetor solar.
Esfolia os teus lábios uma ou duas vezes por semana para remover pequenas peles levantadas e torná-los mais suaves.
Dicas para cuidar dos lábios secos
Para cuidares dos teus lábios secos e para que voltem a ficar suaves e bonitos, deves aplicar um produto específico para os lábios duas ou três vezes por dia. Um bálsamo labial, um protetor labial ou um creme labial que lhes forneça a água e os lípidos de que necessitam e, ao mesmo tempo, os proteja das agressões externas como o sol, o tempo ou o pó, criando uma barreira sobre eles.
Também é bom evitar humedecer os lábios com a língua. É um ato reflexo, quase instintivo: sentes o lábio seco e humedece-lo com a tua própria saliva, mas isso, longe de ajudar a hidratá-lo, tem o efeito contrário, produzindo mais desidratação e possível irritação do lábio devido aos componentes da saliva.
Deves também evitar mordê-las, puxar as peles levantadas, fumar, mordiscar objectos, tocar-lhes com os dedos, etc.
Finalmente, aplica um batom com proteção solar todos os dias antes de saíres. Pode ser o mesmo que usas para hidratar ou um diferente.
Dicas para curar lábios gretados
Os lábios cortados não são um problema de saúde grave, mas são muito incómodos, desconfortáveis e até dolorosos.
Por isso, se tens os lábios gretados, provavelmente estás à espera de os curar o mais rapidamente possível. E aqui está o que precisas de fazer para que isso aconteça:
- Não te esqueças de manter a área limpa para que a fissura não infecte.
 - Se o corte sangrar, tens de começar por estancar a hemorragia. Podes, por exemplo, fazer pressão com uma gaze.
 - Depois de a ferida ter sido limpa, seca-a com gaze cuidadosamente para não causar mais irritação e aplica um bálsamo ou creme reparador e cicatrizante para ajudar a acalmar, hidratar e fechar a fissura.
 - Não comas nem bebas nada durante o maior tempo possível após a aplicação do protetor solar.
 - Reaplica o produto a cada 4/6 horas.
 - Evita o contacto entre os teus lábios e a pasta de dentes quando limpas a boca.
 - Não toques na fissura com a língua ou com os dedos, pois isso irá causar mais irritação e aumentar o risco de infeção.
 - Nunca arranques a crosta que apareceu numa fissura. Se o fizeres, atrasarás a cicatrização e poderás até ficar com uma cicatriz.
 
Agora que sabes como evitar lesões e curar lábios cortados, poderás voltar a apreciá-los sem desconforto. Com estas dicas, conseguirás lábios saudáveis e atraentes que te permitirão desfrutar ao máximo do teu dia a dia.