3 min de leitura                    
Causas da pele atópica
A pele atópica afecta cerca de 20% das crianças espanholas e também muitos adultos. Costuma aparecer nos primeiros anos de vida e afecta igualmente rapazes e raparigas, sendo fácil de reconhecer pelos sintomas que produz e pela localização típica das zonas com eczema.
A pele atópica não é contagiosa, embora vários membros da mesma família a possam ter. Não é raro que as pessoas com pele atópica também tenham asma, alergias de primavera ou alergias alimentares, mas cada um destes problemas é tratado de forma diferente.
O que é a pele atópica
A pele atópica é um tipo de pele muito sensível que se inflama facilmente devido a uma perturbação da função de barreira da pele. As pessoas com este tipo de pele têm surtos eczematosos (pele vermelha, áspera e escamosa) que provocam muita comichão.
As áreas de dermatite são particularmente prevalentes em:
- O rosto e os membros dos bebés
 - À frente dos cotovelos e atrás dos joelhos (crianças e adultos)
 - Pálpebras e lábios (crianças e adultos).
 
Causas da pele atópica
Existem três factores que influenciam a tendência para ter pele atópica:
- Predisposição genética (ou seja, os genes que herdamos)
 - História familiar (tens mais probabilidades de a ter se o teu pai, a tua mãe ou ambos a tiverem).
 - Alguns factores ambientais ainda estão a ser analisados e estudados (por exemplo, sabemos que nas cidades e locais com climas secos há mais pessoas com pele atópica, mas ainda não se sabe exatamente porquê).
 
Em suma, a pessoa com pele atópica não pode fazer nada para a alterar, porque… nascemos com os genes com que nascemos, temos os pais que temos e vivemos onde vivemos!
Em consequência do que precede, a função de barreira da pele fica comprometida e os microrganismos e as substâncias irritantes penetram mais facilmente na pele. Além disso, não consegue reter a sua humidade natural e seca.
Também sabemos que as pessoas com pele atópica têm alterações do sistema imunitário que influenciam a facilidade de inflamação.
O que causa a dermatite
As pessoas com pele atópica têm uma pele sensível e reactiva e, inevitavelmente, sofrem surtos de dermatite com prurido.
Alguns factores que podem predispor à ocorrência de surtos de dermatite são
- Roupa áspera (por exemplo, roupa de lã e etiquetas).
 - Calor excessivo.
 - A utilização de produtos cosméticos inadequados.
 - Coça vigorosamente.
 - Stress.
 
Na maioria das vezes, não é claro o que desencadeou o surto. Lembra-te que os alimentos quase nunca são a causa dos surtos de dermatite, uma vez que as alergias alimentares se manifestam de forma diferente na pele. Para obteres informações mais detalhadas sobre as alergias, consulta o site Curatualergia, que contém informações sobre as causas, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alergias.
Dicas para tratar a pele atópica
Deve ser feita uma distinção entre o que fazer nos surtos de dermatite e nas fases sem dermatite.
Cuidados de manutenção
O que deves fazer quando não existe um surto de dermatite, mas apenas uma pele sensível e facilmente irritável?
- Hidrata a pele diariamente com hidratantes especiais para pele atópica.
 - Utiliza produtos de higiene que respeitem o pH da pele e não a desidratem.
 - Evita o contacto da pele com substâncias irritantes, como o suor, o vestuário de fibras sintéticas ou de lã.
 - Tenta minimizar a comichão com produtos especiais para a comichão. Se te coçares, podes desencadear um surto de dermatite.
 
Cuidados em caso de surtos
Quando surge um surto de dermatite com pele áspera, vermelha e escamosa, os cuidados com a pele atópica devem ser especiais:
- Não deixes de tomar as medidas de higiene habituais. As feridas causadas pelo coçar podem ter contaminação bacteriana que agrava a dermatite.
 - Aplica um tratamento anti-inflamatório adequado. O teu médico dir-te-á qual é a melhor opção no teu caso, por isso não deixes de o consultar em caso de surto!