3 min de leitura

Como a LETIfem te ajuda a prevenir o aparecimento de cistite

Quase metade das mulheres já teve ou terá pelo menos uma cistite durante a sua vida e muitas delas tê-las-ão repetidamente. Hoje vamos dizer-te como podes evitá-las.

A cistite é uma inflamação da bexiga urinária que se deve normalmente a uma infeção bacteriana. A bactéria mais comum que causa a infeção é a Escherichia coli, embora também possa ser causada por fungos como a Candida ou por vírus.

Os seus sintomas mais comuns são:

  • Ardor ou picadas ao urinar
  • Urina com muita frequência
  • Sensação de não ter esvaziado completamente a bexiga depois de urinar
  • Dor ou sensação de peso na zona inferior da barriga
  • Turvação da urina que pode ser acompanhada de um odor desagradável
  • Ocasionalmente, aparece sangue na urina

Como e porque é que a infeção ocorre?

A cistite ocorre muito mais frequentemente nas mulheres devido à sua anatomia, pelas seguintes razões:

  • A uretra da mulher está muito mais próxima da zona anal, é curta e reta e, por isso, as bactérias fecais podem migrar para ela com relativa facilidade, subindo até à bexiga onde, se não forem expelidas a tempo com a urina, podem aderir às paredes, reproduzir-se e causar infeção.
  • Além disso, as mulheres sexualmente activas correm um risco acrescido de infeção, porque o sexo facilita a entrada de bactérias na uretra.
  • A humidade na zona genital também promove a infeção ao facilitar o crescimento microbiano, pelo que deve ser evitada.

No caso dos homens, como a uretra é mais comprida e está mais afastada do ânus, é mais difícil que a infeção ocorra.

Dicas para prevenir a cistite

Uma vez que se trata de uma doença tão comum, a prevenção é muito importante. As dicas seguintes vão ajudar-te a evitar o aparecimento de cistite:

O que fazer na tua vida quotidiana

Mantém-te adequadamente hidratado, bebe pelo menos 1,5 litros de água por dia para facilitar a formação e a expulsão da urina e dos germes.

Urina frequentemente, de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas. Como já referimos, quando urinas, os microrganismos são eliminados e, além disso, ao fazê-lo com frequência, evitas que permaneçam mais tempo na bexiga, dificultando a sua adesão às paredes e a sua proliferação.

Depois de ires à casa de banho, deves limpar-te sempre da frente para trás para evitar arrastar os germes da zona anal.

Urina antes e depois das relações sexuais para ajudar a eliminar quaisquer germes que possam ter chegado à uretra.

Evita a humidade prolongada, muda o fato de banho ou o biquíni logo que possível depois de nadar na praia ou na piscina, se sofreres de incontinência tem especial cuidado com as mudanças de roupa frequentes e com a higiene, etc.

O que fazer na tua rotina de higiene

Mantém uma higiene adequada da zona vaginal e anal. É importante que utilizes produtos específicos para a limpeza e que limpes sempre da frente para trás.

Evita usar desodorizantes vaginais e outras substâncias que possam ser irritantes.

Os banhos vaginais não só não são recomendados, como são prejudiciais. Perturbam os microrganismos benéficos que habitam naturalmente a zona vaginal, facilitando o aparecimento de outros que podem causar infecções.

Não utilizes demasiado os pensos higiénicos ou as cuecas, pois a sua utilização diária pode favorecer a humidade.

A utilização de um diafragma para contraceção e de tampões durante a menstruação pode promover infecções ao exercer pressão sobre a uretra e ao dificultar o esvaziamento completo da bexiga ao urinar.

Que roupa escolher para prevenir a cistite

Usa roupa interior feita de tecidos naturais e frescos, como o algodão, que permitem a transpiração e evitam a humidade.

Não uses roupas apertadas, pois isso pode dificultar a transpiração e aumentar o calor na zona. Não uses demasiado os pensos higiénicos ou as cuecas, pois a sua utilização diária pode promover a humidade.

Como a LETIfem pode ajudar-te a prevenir a cistite

LETIfem é uma linha especificamente formulada para a higiene e o cuidado da zona íntima feminina.

Todos os produtos são formulados com activos de limpeza suaves que são adequados para a mucosa vulvar e evitam os riscos de uma limpeza excessiva, mas continuam a ser eficazes na remoção de sujidade, suor ou secreções. São também muito fáceis de enxaguar, pelo que não há risco de irritação após a utilização.

Têm um pH compatível com o da zona vulvar, pelo que respeitam e mantêm a microbiota e a sua função defensiva no seu estado mais adequado para ajudar a proteger-te de possíveis infecções.

Aplica os nossos conselhos e utiliza os produtos de higiene da linha LETIfem e conseguirás manter a cistite afastada.

Recomendamos para você

Higiene extra suave e eficaz.Formulado com pH fisiológico.

+

Reduz a comichão e a secura vulvar. Ação anti-envelhecimento: com ingredientes activos que reforçam a matriz extracelular.