1,5 min de leitura                    
Como cuidar da pele atópica
Os cuidados de manutenção da pele são muito importantes para as pessoas com pele atópica.
Um dos pilares fundamentais do cuidado da pele atópica é a hidratação, porque os cremes hidratantes reparam a pele danificada e fortalecem-na, protegendo-a das infecções e das agressões externas. Além disso, suavizam a pele, melhoram a comichão e proporcionam uma sensação de bem-estar.
Como devem ser os hidratantes para a pele atópica
Em geral, os cremes hidratantes devem ter uma consistência gordurosa e não conter substâncias que possam provocar alergias (como certos perfumes e conservantes). A consistência gordurosa do creme ajuda a “selar” a pele, isolando-a dos agentes externos e preservando a sua hidratação natural.
É aconselhável hidratar a pele diariamente, embora não se deva esquecer que as lesões de dermatite (aspereza com comichão) necessitam de tratamento anti-inflamatório, tal como recomendado pelo teu médico.
Como tomar banho quando tens pele atópica
A principal vantagem do banho é que limpa a pele da pessoa, removendo os restos de hidratantes e evitando a contaminação bacteriana, uma vez que as bactérias podem instalar-se na pele inflamada e arranhar feridas, agravando ainda mais a dermatite. Além disso, o banho pode ser um momento relaxante (e até divertido para famílias com crianças).
Os profissionais que se opõem ao banho salientam que este pode secar a pele quando a água se evapora. No entanto, este risco pode ser reduzido se utilizares o método e os produtos corretos.
O banho das pessoas com pele atópica deve ser curto (5-10 minutos), com água não muito quente (temperatura inferior a 40°C) e utilizando um sabonete especial para pele atópica (óleos de banho, óleos de banho, sabonetes syndet), que não fazem muita espuma e permitem preservar a oleosidade natural da pele.
Depois do banho, seca-te sem esfregar, usando uma toalha ou um roupão de banho, uma vez que uma secagem vigorosa pode provocar comichão e levar a arranhões vigorosos e lesões não intencionais.
Como cuidar dos surtos de dermatite atópica
Apesar dos cuidados de manutenção adequados, a maioria das pessoas com pele atópica terá crises intermitentes de dermatite que exigirão um tratamento específico, uma vez que a hidratação não irá melhorar as áreas inflamadas.
Os surtos podem variar em intensidade e podem ser reconhecidos por áreas escamosas, vermelhas e com comichão, ou mesmo apenas ásperas ao toque.
Nestas zonas deve ser aplicado um tratamento anti-inflamatório tópico recomendado pelo teu médico.