Como cuidar da pele de um recém-nascido no verão

O mundo exterior está cheio de micróbios e substâncias que vão tocar a pele do bebé pela primeira vez quando ele nascer.

A integridade da pele do bebé é essencial para o seu bom desenvolvimento. Além disso, a pele faz parte do sistema imunitário e está envolvida na regulação da temperatura corporal. Por isso, cuidar da saúde da pele do bebé é essencial para que ela possa desempenhar bem a sua função.

Como é a pele de um recém-nascido

Os recém-nascidos têm uma pele mais delicada do que as crianças mais velhas e os adultos, porque a sua pele ainda não está completamente madura. As principais caraterísticas da pele de um bebé são as seguintes

  • É muito frágil, porque as camadas que o formam ainda não estão completamente formadas.
  • É mais fino porque a derme, um dos seus componentes, é mais fina à nascença.
  • É mais pálida porque ainda não atingiu o número definitivo de melanócitos, que são as células que nos dão a cor da pele.
  • As glândulas su doríparas não funcionam bem e não regulam corretamente a temperatura corporal.
  • Tem menos pêlos, porque o folículo piloso é mais pequeno.

Como cuidar da pele do teu recém-nascido no verão

No verão, há dois factores que podem afetar a pele do teu bebé: o sol e o calor.

Como os recém-nascidos têm menos pigmentação natural, o sol é mais perigoso e temos de tomar precauções extremas para evitar queimaduras solares. Para o fazer, devemos ter cuidado:

  • Não exponhas o bebé à luz solar direta.
  • Mantém-no à sombra (por exemplo, debaixo do guarda-sol).
  • Veste roupa leve de algodão ou de linho.

Não é aconselhável utilizar protetor solar antes dos seis meses de idade, uma vez que a pele ainda é imatura e podem ocorrer reacções alérgicas.

O segundo fator a ter em conta é o calor. No verão, as erupções de suor, ou sudamen, são comuns e ocorrem porque as glândulas sudoríparas do bebé ainda não estão a funcionar corretamente. Além disso, como os bebés não conseguem libertar corretamente o calor do corpo através da pele, existe o risco de hipertermia (calor interno excessivo), que pode ser fatal.

Por outro lado, os bebés têm uma superfície corporal muito grande e, com o calor, perdem muito líquido através da pele, o que os coloca em risco de desidratação. Para evitar a desidratação, é aconselhável mantê-los em ambientes frescos e dar-lhes frequentemente líquidos para beber.

Em suma, no verão, os bebés precisam de estar à sombra, usar roupas frescas e beber muitos líquidos.

Produtos para cuidar da pele do bebé no verão

No verão, não devemos abandonar as rotinas de higiene do resto do ano. A pele do bebé deve ser limpa com produtos suaves, especialmente para a pele do bebé, e hidratada diariamente com cremes hidratantes adequados.

Além disso, no verão, deves ter em conta o seguinte:

  • Se dermos banho ao bebé, devemos depois remover qualquer resíduo de areia ou de cloro tomando um duche com água limpa.
  • Não é aconselhável usar protetor solar antes dos seis meses de idade.
  • Depois dos seis meses de idade, devemos utilizar protectores solares adequados à sua idade.
  • Lembra-te de os aplicar em quantidade suficiente e de repetir a aplicação periodicamente, especialmente se o bebé for banhado.