3 min de leitura

Como cuidar da pele seca das mãos

As nossas mãos são o nosso cartão de visita e reflectem a nossa idade, pelo que devemos cuidar delas e protegê-las adequadamente dos agentes externos que podem danificar a sua pele.

As nossas mãos são uma carta de apresentação tão importante como o nosso rosto. Usamo-las para cumprimentar, acariciar e trabalhar nas nossas relações sociais, emocionais e profissionais, pelo que a sua suavidade e aparência determinam a imagem que reflectimos de nós próprios.

Além disso, a pele das costas das nossas mãos reflecte a nossa idade. Com o passar dos anos, perde elasticidade, torna-se mais fina e pigmentada. Também reflecte a nossa saúde, uma vez que algumas doenças de pele se manifestam nas mãos.

Como é a pele das tuas mãos

A pele das mãos difere da pele do resto do corpo pela sua espessura e pelo número e tipo de glândulas e terminações nervosas que possui.

Enquanto as palmas das mãos têm uma pele grossa e dura, a pele das costas é mais sensível e mais fina, semelhante à pele à volta dos olhos e do pescoço.

As principais caraterísticas da pele das mãos são as seguintes:

  • As palmas das mãos são de pele grossa e não têm pêlos. Também não têm glândulas sebáceas, embora tenham muitas glândulas sudoríparas.
  • Sob a pele das palmas das mãos existe uma boa camada de gordura que serve de almofada protetora.
  • Os dedos têm muitas terminações nervosas, pelo que são muito sensíveis ao frio, ao calor e à dor.
  • A pele das pontas dos dedos identifica-nos, pois a impressão digital é única e intransmissível
  • A pele do dorso das mãos é muito fina e pouco peluda. As glândulas sebáceas a este nível também são pequenas e produzem pouco óleo (por isso, o manto lipídico da pele que a hidrata e protege é escasso).
  • Por baixo da pele das costas das mãos quase não há gordura, e é por isso que podemos ver os vasos sanguíneos a passar por baixo.

O que pode danificar a pele das tuas mãos

A pele das nossas mãos está continuamente exposta à sujidade, à fricção, ao ar, ao sol e às várias substâncias que tocamos.

Quando as expomos frequentemente (ou sem proteção adequada) a um ou mais destes factores, a pele fica irritada e surgem sintomas como secura, comichão, vermelhidão, fissuras dolorosas ou calosidades. Normalmente, a mão mais danificada é a que usamos mais (a mão direita nos destros e a mão esquerda nos canhotos).

As causas mais frequentes são:

  • Manuseamento de substâncias irritantes sem luvas (detergentes, lixívias, produtos químicos necessários para o nosso trabalho ou passatempos).
  • Sujeitando-os a fricções constantes (como acontece em certas profissões ou na prática de certos desportos).
  • Lava as mãos com sabonetes agressivos ou secantes (por exemplo, géis hidroalcoólicos).
  • Lava as mãos com demasiada frequência. Se necessário, utiliza produtos muito suaves e aumenta a frequência da hidratação.
  • Cozinhar alimentos ácidos e açucarados e não lavar bem as mãos depois de cozinhar.
  • Não hidrata adequadamente para compensar a falta de manto lipídico natural.
  • Ter alergias a substâncias que tocamos (corantes, cimentos e colas são algumas das substâncias alergénicas mais comuns).
  • Não os protejas do sol, do frio e do vento.

Para além dos agentes externos, algumas doenças como a psoríase e a psoríase eczema disidrótico ou certas doenças genéticas manifestam-se especificamente nas mãos.

Como cuidar da pele das tuas mãos

Tudo o que danifica a pele das nossas mãos prejudica muito a nossa qualidade de vida e tem repercussões nas nossas relações sociais, afectivas e profissionais. Por isso, é importante ter em conta os seguintes conselhos:

  • Hidrata as tuas mãos

A hidratação nutre, regenera e protege a pele das tuas mãos. Hidrata-as diariamente, mesmo várias vezes por dia, se as lavares com frequência ou se aplicares frequentemente géis hidroalcoólicos. Utiliza cremes que não contenham substâncias alergénicas e procura cremes especialmente indicados para a remoção de zonas espessas.

  • Protege-os

Uma higiene correta permite eliminar as substâncias nocivas antes que estas danifiquem a pele. Utiliza sabonetes suaves que respeitem o pH da tua pele e não provoquem irritação, secura ou aperto, e não te esqueças de secar bem as zonas entre os dedos.

Usa luvas se tiveres de usar detergentes, produtos de limpeza, tintas para o cabelo ou quaisquer outros produtos químicos agressivos.

  • Evita o sol excessivo

Usa um creme de proteção solar. A radiação solar acumula-se na pele das mãos e provoca manchas solares e perda de elasticidade. Lembra-te que as tuas mãos são um reflexo da tua idade e que mãos bem cuidadas rejuvenescem-te.

Lembra-te que se, apesar de todas as precauções, a pele das tuas mãos continuar danificada, deves consultar o teu médico.