3,5 min de leitura

Como cuidar das assaduras do teu bebé

Se a zona da fralda do teu bebé estiver irritada, com borbulhas ou erupções cutâneas, pode ser uma erupção da fralda. A pasta à base de água LETIAT4 é a solução perfeita.

Quando chega a altura de mudar a fralda ao teu bebé, é muito provável que, a dada altura, te apercebas de que a zona coberta pela fralda tem a pele irritada, com borbulhas ou erupções cutâneas.

A isto chama-se dermatite irritante da zona da fralda ou, mais comummente, erupção da fralda, dermatite da fralda. Trata-se de uma inflamação cutânea muito frequente nos bebés e, embora seja muito incómoda para o teu filho porque provoca muita comichão e picadas, não é grave e, normalmente, resolve-se em poucos dias com os cuidados e as precauções adequadas.

Em certos casos, é possível que seja complicada por uma infeção fúngica ou bacteriana, pelo que recomendamos que consultes um profissional de saúde.

Porque é que as assaduras ocorrem?

O aparecimento desta patologia muito comum nos bebés está relacionado com as condições especiais que ocorrem na pele das crianças, uma vez que está continuamente coberta por uma fralda. Não se deve a uma única causa, mas a uma combinação de várias:

  • Calor: a pele da zona da fralda, por estar coberta durante o dia e a noite, acumula mais calor do que o resto do corpo. O calor provoca transpiração, vasodilatação e favorece a vermelhidão.
  • Humidade: se não tiveres o devido cuidado e mudares a fralda com frequência, a zona pode permanecer molhada durante demasiado tempo, provocando irritação. A utilização de fraldas que não facilitam a transpiração agrava este processo.
  • Esfregar a pele contra a própria fralda, devido a um mau ajuste, ao facto de não usares o tamanho certo, etc.
  • Contacto com substâncias irritantes presentes nas fezes e na urina. As fezes e a urina contêm enzimas e outras substâncias que, em contacto com a pele, causam irritação, especialmente se o contacto com as substâncias for prolongado.
  • Alterações do pH da pele. O pH da pele tem, entre outras funções, a de favorecer a manutenção de bactérias benéficas e dificultar a manutenção de outras que nos podem ser prejudiciais. O contacto com as fezes, a urina e o suor aumenta o pH da zona, perdendo-se parte do sistema de defesa da pele e favorecendo o desenvolvimento de bactérias e fungos que podem causar infecções.
  • Irritações devidas a outras circunstâncias, como a utilização de produtos cosméticos inadequados.

Dicas para tratar as assaduras

  • O tratamento fundamental para a assadura da fralda é manter a zona o mais limpa e seca possível, o que não é fácil de conseguir com um bebé.
  • Deves controlar o contacto da urina, das fezes e do suor com a pele. Usa fraldas ultra-absorventes e muda-as com muita frequência, incluindo à noite, pelo que podes ter de te levantar algumas vezes e verificar se o teu bebé está limpo e seco.
  • Também é importante assegurar a ventilação da pele. Usa fraldas respiráveis que permitam a passagem do ar e tenta deixar o teu bebé sem fraldas o máximo de tempo possível. Uma boa altura para o fazer é quando tiveres de mudar a fralda. Depois de limpares a zona, podes aproveitar e deixar o bebé ao ar livre durante algum tempo, para que a pele possa arejar e secar adequadamente.
  • A zona deve ser limpa o mais rapidamente possível, de preferência com água e um sabão suave que não irrite ou altere o pH ácido da zona. Os toalhetes de limpeza são muito práticos, mas não são recomendados se a pele já estiver irritada. Se não tiveres outra alternativa, procura toalhetes suaves e respeitadores da pele do bebé e, se possível, oleosos.
  • Depois de limpares a pele, deves secá-la muito bem e com muito cuidado, tocando-a, sem a arrastar. É muito importante que a pele esteja bem seca antes de colocares outra fralda.
  • Com a pele limpa e seca, é altura de aplicar um creme ou pomada com propriedades calmantes e protectoras.

Porque é que o LETI AT4 é a melhor escolha para o tratamento das assaduras

Tanto a título preventivo como no caso de já ter surgido uma dermatite no rabinho do teu bebé, é aconselhável utilizar um creme barreira, como o creme de fraldas à base de água LETIAT4, durante a muda da fralda.

Graças ao seu efeito de barreira ultra-protetora, este creme isola a pele das substâncias que causam irritação, como o contacto com a urina e as fezes, ao mesmo tempo que permite à pele transpirar. Tem também uma dupla ação contra as enzimas que provocam a irritação, o que melhora o estado da pele, especialmente quando a lesão já ocorreu.

Contém também ingredientes activos com ação anti-irritante e anti-inflamatória, reparando a barreira protetora da pele e reduzindo o crescimento microbiano.

Desfruta de todos os momentos com o teu bebé, esquecendo a irritação das suas nádegas e protegendo a sua pele para evitar, na medida do possível, o aparecimento de assaduras graças a LETIAT4.

Recomendamos para você

Champô extra suave para a higiene, cuidado e proteção dos cabelos e do couro cabeludo com tendência atópica. Acalma as irritações. Protege e acalma o couro cabeludo seco. Dá brilho ao cabelo. Indicado para a higiene do bebé (com ou sem crosta láctea), da criança e do adulto.

+

Creme emoliente reparador para o cuidado diário da pele atópica. Repara a barreira cutânea. Alivia a comichão e acalma as irritações. Reduz o risco de superinfeção. Reforça a flora saprófita da pele.

+

Creme reparador intensivo, altamente emoliente, coadjuvante nos tratamentos da pele atópica muito seca, especialmente indicado no surto de atopia.