2 min de leitura

Como cuidar de feridas no nariz

Resfriados, constipações, alergias, secura nasal… são muitas vezes a causa de pequenas feridas e irritações na zona do nariz. Explicamos-te como cuidar delas para que cicatrizem rapidamente.

Tal como os lábios, o nariz é uma zona muito sensível e delicada e as irritações e feridas são muito incómodas. Quer se trate da mucosa externa ou interna, as feridas no nariz são dolorosas, causam muito desconforto, comichão, fazem-te espirrar, etc.

Os lenços de papel secam o nariz e pioram a irritação.

Além disso, a utilização de lenços de papel, que são muito mais higiénicos por serem de utilização única, tem a desvantagem de secar a zona e, ao esfregar contra a pele seca, favorece a irritação, agravando ainda mais o desconforto.

Como podes evitar o aparecimento de feridas incómodas?

É bem sabido que é sempre melhor prevenir do que remediar. É por isso que deves ter cuidado se notares que o frio ou o vento começam a afetar o teu nariz, se tiveres uma constipação ou alergias.

Se sentires desconforto, a melhor coisa a fazer é começar a cuidar da zona, utilizando um produto reparador específico para proteger a pele, hidratá-la e ajudá-la a recuperar da irritação.

Como podes curá-los o mais rapidamente possível?

Se não chegaste a tempo de o evitar e já tens uma pequena ferida no nariz, segue estas dicas para a curar o mais rapidamente possível:

  • Em primeiro lugar, tens de manter uma boa higiene. Tanto da zona da ferida como das tuas mãos (a lavagem das mãos evita possíveis infecções e contágios). Lava a zona com água morna e um sabão suave com um pH adequado. Se a ferida estiver no interior, utiliza soro fisiológico para a limpar e depois usa um cotonete para remover o muco.
  • Por vezes, a ferida pode sangrar e, nesse caso, antes de lavar a zona, espera que pare de sangrar, pressionando suavemente com gaze ou um pedaço de papel. Se a ferida for interna, embora possa parecer o mais adequado, não deites a cabeça para trás, deixa-a direita, inclina-te um pouco para a frente e comprime o exterior.
  • Seca a zona. Seca com uma gaze, sem arrastar, para não causar mais irritações.
  • Quando a pele estiver seca, é altura de aplicar um creme ou bálsamo reparador, hidratante e/ou cicatrizante para o nariz e os lábios.
  • Não toques no nariz durante o máximo de tempo possível, de preferência até limpares e voltares a aplicar o produto. Por vezes, isto não é possível porque tens de assoar o nariz devido a muco ou espirros. Nesse caso, tenta fazer a limpeza o mais suavemente possível, melhor com toques ligeiros do que arrastando e apertando o nariz com o lenço.
  • Para evitar a secura, utiliza humidificadores, bebe muita água ou chás de ervas. Pode até ajudar se aplicares um pano humedecido com água morna no nariz.
  • E, finalmente, mesmo que seja irritante, não arranques a crosta se ela se formar.
cuidar de feridas no nariz

Quando é que te deves preocupar?

Consulta o teu médico para que ele possa avaliar o teu caso:

  • A ferida é profunda.
  • Se estiveres infetado.
  • Fica demasiado inflamado.
  • Não notas qualquer melhoria, mesmo que tenhas seguido estas dicas.

Cuida do teu nariz, protege-o de lesões e irritações… e respira!

Recomendamos para você

Ação reparadora intensa, emoliente, hidratante e protetora.Nutre a pele e protege-a das agressões externas.

+

Acalma, regenera e repara os lábios secos e gretados, bem como as irritações causadas pelo sopro, graças à sua intensa ação reparadora, emoliente, hidratante e protetora. Nutre a pele, reduzindo o repuxamento e a fissura dos lábios. Protege contra as agressões externas.

+

Bálsamo reparador para o nariz e os lábios em formato de stick espesso.

+

Gel altamente hidratante para o cuidado e a proteção da mucosa nasal.