3,5 min de leitura                    
Como dar banho a um bebé: dicas para cuidar da pele do teu bebé
Dar banho ao teu bebé não é apenas um momento de higiene diária, mas também uma ocasião para brincar, relaxar e interagir com os pais.
A pele das crianças é semelhante à dos adultos, mas tem algumas caraterísticas diferentes: é mais fina, ainda não é capaz de regular corretamente a sua temperatura, é menos impermeável à água, etc. Estas diferenças obrigam-te a ter mais cuidado com o banho e com os produtos que a sua pele necessita.
Dicas para os melhores banhos
- Segundo alguns especialistas, a higiene do bebé de termo saudável pode começar logo após as primeiras 48 horas de vida, porque neste período é importante não remover completamente o vernix caseoso. A partir desse momento, alguns dermatologistas aconselham a utilização diária de um syndet com pH 5,5.
 
- Durante os primeiros dias, até o cordão umbilical secar, a área não deve ser molhada, por isso não podes dar banho ao bebé ou tens de ter cuidado e secar bem o cordão.
 
- A água para o banho deve estar morna, entre 36 e 37º. Presta especial atenção a esta questão, porque, como já referimos, a pele das crianças ainda não é capaz de regular corretamente a sua temperatura corporal.
 
- A temperatura da casa de banho deve situar-se entre 20 e 25°C, para que a criança não fique demasiado quente ou demasiado fria.
 
- A duração mais adequada é de cerca de 5 minutos. Banhos mais longos aumentam o aparecimento de dermatites e secura.
 
- Utiliza sabonetes ou géis específicos para crianças. É importante que não contenham detergentes agressivos e que o seu pH seja ligeiramente ácido (5,5), que é o adequado para ajudar a proteger a sua pele. Tem em conta que a pele dos bebés nas primeiras semanas de vida é um pouco mais básica e, por isso, está menos protegida dos agentes externos. É aconselhável que incluam ingredientes activos que sejam superfatores e evitem a reatividade da pele.
 
- Para aplicar o sabão, podes usar a tua mão ou uma esponja natural tão macia quanto possível. Se usares uma esponja, lembra-te de a mudar frequentemente.
 
- É suficiente limpar os olhos limpando as pálpebras com uma gaze húmida, sem esfregar ou aplicar sabão.
 
- Para as orelhas, limpa a zona exterior com uma gaze húmida. Se sair cera do ouvido, arrasta-a suavemente, mas nunca a empurres para fora nem insiras nada no ouvido.
 
- Para limpar a cabeça e o cabelo, utiliza sabonetes líquidos suaves ou champôs que não provoquem comichão nos olhos e que possam ajudar a remover a crosta láctea ou o sebo que se acumula na cabeça, especialmente nos primeiros meses.
 
- Quando acabares de tomar banho, deves secá-lo com muito cuidado e com toques suaves, sem esfregar, tendo especial cuidado com as zonas das pregas.
 

Banho passo a passo
- Verifica se a água está a 36-37º.
 - Despe o teu bebé e coloca-o lentamente na água.
 - Segura-lhe a cabeça com a mão ou com a parte interior do cotovelo, de modo a que a cabeça fique fora de água.
 - Limpa-lhe os olhos com gaze.
 - Limpa o resto da cara e do pescoço.
 - Limpa-lhe suavemente a cabecinha.
 - Agora é hora de limpar o corpo do teu bebé, utiliza um sabão suave.
 - Na zona da fralda, deves limpar sempre da frente para trás.
 - Enxagua-o bem com água na tua mão e deixa-o brincar um pouco.
 - Leva-o para fora e embrulha-o numa toalha.
 - Seca-o sem esfregar, insistindo nos vincos.
 
Cuidados adicionais após a limpeza e secagem
Hidrata
Depois de secar a pele, utiliza sempre um leite, loção ou óleo corporal hidratante com ingredientes activos muito hidratantes e lípidos ou ácidos gordos insaturados de boa qualidade. Se também contiver ingredientes activos que reduzam a reatividade da pele, tanto melhor.
Não te esqueças: A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por dia, de preferência depois do banho com a pele ainda um pouco húmida.
Cuidados com a zona da fralda
Utiliza um creme barreira para prevenir lesões, irritações e o aparecimento de assaduras. Estes cremes funcionam como uma barreira que protege a pele da humidade da fralda e incluem ingredientes activos secantes, anti-irritantes e protectores da pele.
Faz uma massagem relaxante
Aproveita o momento de hidratar o teu bebé para lhe fazer uma massagem. A massagem é um momento perfeito para reforçar o vínculo com o teu bebé e, além de o ajudar a relaxar, vai ativar a sua circulação, favorecendo a ação hidratante do produto que aplicares. Na zona da barriga, uma massagem no sentido dos ponteiros do relógio também ajuda a prevenir a obstipação e os gases, que podem provocar cólicas.
Podes pôr colónias ou perfumes?
Esta é uma pergunta comum para muitos pais, e não há qualquer problema em usá-los desde que sejam produtos que não contenham álcool. Também recomendamos que os apliques na roupa e não diretamente na pele.
Proteção solar
As crianças devem ser especialmente protegidas do sol. Até aos 6 meses de idade, o ideal é que não estejam diretamente expostas ao sol e que as protejas com guarda-sóis, chapéus, óculos de sol, roupa, etc. A partir dos 6 meses – ou antes, se não puderes evitar a exposição – utiliza um produto adequado à sua idade, com um fator de proteção elevado e que contenha filtros físicos ou uma mistura de filtros físicos e químicos.
Seguindo os nossos conselhos, podes desfrutar do banho com o teu bebé e, ao mesmo tempo, cuidar da sua pele.