2 min de leitura

Como é que a poluição afecta a nossa pele?

Como é que a poluição afecta a nossa pele? A poluição desempenha um papel muito importante no aparecimento de doenças. Eis algumas estratégias para a combater.

Estamos cada vez mais conscientes de que a poluição desempenha um papel importante no desenvolvimento de doenças, e as doenças de pele não são exceção.

Ter em conta o efeito da poluição na nossa pele é essencial para planear estratégias de prevenção e minimizar os danos causados pela poluição.

O que é exatamente a poluição?

A sobrepopulação urbana e a industrialização tiveram um enorme impacto no ar, na água e no solo em que vivemos, contaminando-os com vários elementos tóxicos.

A poluição, a que chamamos poluição atmosférica, encheu o nosso ar de químicos derivados da combustão de combustíveis fósseis (como o carvão, o gasóleo e a gasolina).

As emissões dos automóveis, dos aquecedores e das chaminés das fábricas que utilizam estes combustíveis são responsáveis pela grande nuvem cinzenta que envolve as nossas grandes cidades durante a semana.

A estes tóxicos dissolvidos no ar junta-se o efeito nocivo dos raios ultravioleta do sol, que não são suficientemente filtrados pelo ozono (o chamado “buraco do ozono”).

Os danos específicos da poluição ambiental na nossa saúde dependem do tipo de tóxico ambiental, do nosso estado geral e da intensidade do contacto com o ar poluído (concentração do tóxico e duração da exposição).

Quais são os efeitos da poluição na saúde e na pele do homem?

O corpo humano tem uma grande superfície de interação com o ambiente, tanto através da pele, como das membranas mucosas e das cavidades corporais onde o ar poluído entra em contacto. É um facto que a poluição causa a morte de milhares de pessoas devido a doenças pulmonares e tumorais.

Do ponto de vista dermatológico, a poluição afecta a nossa pele alterando a barreira cutânea e contribuindo para o envelhecimento da pele, o aparecimento de manchas pigmentadas, o desenvolvimento de cancro e o agravamento de doenças inflamatórias como o acne ou a dermatite atópica.

O que posso fazer para proteger a minha pele da poluição?

Para além dos nossos esforços colectivos para proteger o ambiente, podemos utilizar algumas estratégias para nos protegermos individualmente contra os efeitos nocivos da poluição.

  • Limpa a tua pele diariamente, especialmente à noite. As substâncias tóxicas suspensas no ar poluído depositam-se na tua pele ao longo do dia, enfraquecendo a barreira cutânea e tornando-a mais vulnerável à radiação UV e à desidratação.
  • Considera a possibilidade de adicionar antioxidantes aos nossos produtos.
  • Protege bem a tua pele do sol com protectores solares de largo espetro (contra as radiações UVA e UVB) e com um fator de proteção médio-alto.
  • Bebe muita água para “diluir” as toxinas do teu corpo (pelo menos dois litros por dia).
  • Faz uma dieta rica em antioxidantes, como frutas, legumes, cereais integrais, azeite e peixe. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres produzidos no teu organismo e evitam a sua toxicidade.

Em suma, uma dieta antipoluição adequada e cuidados de pele de rotina desde tenra idade ajudar-nos-ão a atenuar os efeitos da poluição no nosso corpo em geral e na nossa pele em particular.