3,5 min de leitura                    
Como é que o calor do verão afecta a tua rosácea?
Se tens rosácea, provavelmente já sabes que a pele do teu rosto é afetada pelas condições climatéricas, como o frio do inverno e as altas temperaturas do verão.
A vermelhidão do rosto é algo muito comum, que em maior ou menor grau nos afecta a todos em algum momento, mas se sofres de uma patologia como a couperose ou a rosácea, esta vermelhidão é mais comum e a tua pele deve ser cuidada e tratada adequadamente para evitá-la na medida do possível.
O que é a rosácea?
A rosácea é uma doença inflamatória crónica da pele que se apresenta normalmente com lesões papulopustulares, ou seja, borbulhas semelhantes a acne, vermelhidão contínua ou ocasional, capilares dilatados em forma de teia de aranha, ardor ou comichão. Aparece sob a forma de surtos entre os quais há períodos de repouso ou de acalmia em que os sintomas diminuem muito ou até desaparecem.
Afecta a zona central do rosto de aproximadamente 10% da população. É mais frequente nas mulheresdo que nos homens, embora quando aparece nos homens seja normalmente mais grave, e em peles claras, principalmente nos fototipos I e II.
A rosácea deve ser diagnosticada por um dermatologista e tanto o tratamento como os cuidados cosméticos complementares terão como objetivo controlar os sintomas e reduzir o número e a intensidade dos surtos, uma vez que se trata de uma patologia crónica e, como tal, não tem cura.
Porque é que a rosácea surge?
A causa exacta da rosácea não é conhecida, mas foram identificados vários factores que desencadeiam ou agravam as crises:
- Temperaturas extremas, tanto de frio intenso como de calor excessivo.
 - Mudanças bruscas de temperatura.
 - Baixa humidade ambiente causada por climas secos, aquecedores e aparelhos de ar condicionado.
 - Exposição ao sol ou utilização de lâmpadas UV.
 - Distúrbios hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, a gravidez ou a menopausa.
 - Emocionalidade elevada, stress…
 - Hábitos tóxicos como o consumo de álcool e/ou tabaco.
 - Alimentos ou bebidas quentes, picantes ou muito condimentados.
 
Como é que o calor do verão afecta a rosácea?
Uma grande percentagem de doentes com rosácea sente que piora no verão, o que é bastante normal, uma vez que tanto o calor como a exposição solar, que, como sabes, são dois dos factores que agravam e/ou desencadeiam as crises de rosácea, são mais intensos no verão.
As temperaturas elevadas favorecem a vasodilatação dos capilares, os pequenos vasos sanguíneos que irrigam o rosto, aumentando assim a vermelhidão, a sensação de ardor, a comichão, o desconforto, etc. Além disso, a utilização de aparelhos de ar condicionado favorece a secura da pele, deixando-a menos protegida contra as agressões externas.
No verão, há também uma tendência para o aumento da atividade física, sobretudo ao ar livre, e uma alteração dos hábitos alimentares e de consumo de álcool. Estes factores, bem como o calor e a radiação solar, contribuem para o aparecimento de novos focos.
Por fim, os banhos de mar e de piscina são comuns, sendo que tanto o salitre como o cloro são particularmente irritantes para a pele com rosácea.
Dicas para cuidar da pele com rosácea no verão
Se sofres de rosácea, tanto as tuas rotinas como os cuidados que dás à tua pele durante o verão devem ser ainda mais cuidadosos e específicos para evitar uma recaída.
- Evitar a exposição solar tanto quanto possível é uma das coisas mais importantes a fazer no verão com a tua rosácea. Como é difícil evitar completamente a exposição ao sol, deves pelo menos evitar o sol nas horas centrais do dia.
 - Deves utilizar um protetor solar adequado a peles sensíveis e com um índice de proteção elevado, e não te esqueças de o reaplicar de duas em duas horas ou após o banho. A proteção física que recebes através do vestuário, chapéu, óculos de sol, guarda-sol, etc. é também muito importante.
 - Se vais fazer exercício físico, é melhor fazê-lo de manhã, antes que as temperaturas mais altas sejam atingidas.
 - Tem cuidado ao nadar no mar e/ou na piscina e, sempre que possível, lava a pele com água morna para remover o salitre e o cloro.
 - Não te esqueças de aplicar o teu tratamento, tanto os produtos médicos como os produtos cosméticos complementares que usas habitualmente para melhorar o estado da tua pele.
 - Evita excessos alimentares, bebidas alcoólicas, etc.
 
Se seguires os cuidados que te sugerimos e não te esqueceres de utilizar os produtos de cuidado da pele adequados, verás como este verão te vais divertir ao máximo sem a companhia de qualquer erupção de rosácea.