2 min de leitura                    
Como saber se tenho cistite
A situação anatómica do trato urinário das mulheres torna-as particularmente propensas a ITU, uma vez que as bactérias da zona genital têm um acesso relativamente fácil à bexiga.
Os homens e as crianças também podem ter cistite, mas é muito mais raro. As mulheres correm um maior risco de contrair cistite se estiverem grávidas, se tomarem contraceptivos ou se estiverem na menopausa.
O que é a cistite
Cistite é o termo médico que designa a inflamação da bexiga. Na maioria das vezes, é causada por uma infeção bacteriana e, mais raramente, por medicamentos ou substâncias irritantes, como os géis espermicidas ou a radioterapia.
A cistite infecciosa não é um problema grave em si, mas pode ser perigosa se se espalhar para os rins e para o resto do corpo, ou se não for tratada corretamente.
Sintomas de cistite
A cistite é muitas vezes facilmente diagnosticada porque produz sintomas muito incómodos, incluindo:
- Necessidade constante e urgente de urinar.
 - Sensação de picada ao urinar.
 - Aumento da frequência de micção em pequenas quantidades.
 - Desconforto na parte inferior do abdómen.
 - Altera a cor da urina, que se torna vermelha ou turva.
 
Se, para além dos sintomas acima referidos, tiveres febre alta, arrepios ou dores fortes na zona lombar, deves consultar imediatamente o teu médico.
Cuidados e tratamento
Geralmente, antes de ser indicado o tratamento, é recolhida uma amostra de urina para cultura, a fim de identificar a bactéria que a causou. Na maioria das vezes, a cistite é causada por uma infeção bacteriana e resolve-se com o tratamento com antibióticos durante alguns dias.
Se tiveres cistites repetidas, o teu médico pode recomendar antibióticos por um período mais longo ou encaminhar-te para um urologista para investigar outras possíveis causas da tua cistite.
Durante o tratamento, recomenda-se que o faças:
- Bebe muitos líquidos para aumentar o volume de urina e “lavar” a bexiga.
 - Evita o café, o álcool e o tabaco, pois contêm substâncias irritantes para a bexiga.
 - Aplica calor local na zona inferior do abdómen para reduzir a sensação de dor.
 
Como posso prevenir a cistite?
- Se tens tendência para a cistite, tenta urinar depois das relações sexuais.
 - Limpa-te bem, ou seja, limpa-te da frente para trás e utiliza sabonetes de higiene íntima com um pH fisiológico que respeite a flora bacteriana vulvar.
 - No verão, deves ter um cuidado especial. Muda de fato de banho depois do banho, pois a humidade e o frio na zona genital facilitam o aparecimento de infecções.
 - Bebe água com frequência para aumentar o volume de urina e renovar periodicamente o conteúdo da bexiga.
 - Urina regularmente, no máximo de quatro em quatro horas, mesmo que não te apeteça. Não é bom reteres a urina na bexiga durante muito tempo.
 - Evita a utilização de espermicidas e de sprays de higiene feminina na zona vaginal.