4 min de leitura                    
Como tratar a rosácea da melhor forma possível
A rosácea é uma doença inflamatória crónica da pele que afecta a zona central do rosto (nariz, queixo, maçãs do rosto e testa). Ocorre mais frequentemente em peles claras, especialmente em mulheres e na meia-idade, entre os 30 e os 60 anos. Menos frequentemente, pode afetar os homens, caso em que os sintomas são geralmente mais graves.
Existem 4 tipos definidos, mas hoje vamos concentrar-nos principalmente no subtipo 1, também chamado eritematotelangiectásico.
Os sintomas da rosácea surgem normalmente em surtos, com períodos de acalmia pelo meio e de forma progressiva:
- Inicialmente, vermelhidão da pele vermelhidão ou eritema, que são ocasionais, de curta duração, e se tornam cada vez mais frequentes até se tornarem vermelhidão permanente.
 - Posteriormente, surgem as telangiectasias, que não são mais do que capilares ramificados que se dilatam e se tornam visíveis sob a pele fina das bochechas, assumindo o aspeto de uma teia de aranha avermelhada ou violeta.
 - Também estão frequentemente presentes, acompanhando os sintomas anteriores: ardor, comichão e edema.
 - Nos casos mais graves de rosácea , pode ocorrer hipertrofia (aumento) das glândulas sebáceas. glândulas sebáceas especialmente no nariz, levando a um aspeto bulboso denominado rinofima, que é mais comum nos homens.
 
Trata-se de uma doença crónica, que deve ser diagnosticada e tratada por um dermatologista. Uma vez diagnosticada, o seu tratamento, por ser crónico, não pode centrar-se na procura da cura, mas sim no abrandamento da evolução, na redução do número e da duração dos surtos, na melhoria do estado e do conforto da pele, etc. Para além de seguir o tratamento indicado pelo especialista, é aconselhável ter uma rotina de cuidados diários específica para esta doença.
Passos para cuidar da tua pele com rosácea
Limpeza
A limpeza diária da pele, de manhã e à noite, é uma parte básica de qualquer rotina, mas se tiveres rosácea deves tomar certas precauções, como evitar água demasiado quente, mesmo para a limpeza do corpo, uma vez que o vapor e o calor também afectam o rosto. É preferível que optes por um produto sem enxaguamento para a limpeza facial, que ajuda a refrescar a pele.
Hidratação
Após a limpeza, a pele deve ser sempre hidratada para lhe fornecer a água e os lípidos necessários que pode ter perdido através da limpeza ou naturalmente ao longo do dia. Isto é especialmente importante para as peles muito finas e muito secas.
Proteção
A rosácea é exacerbada pela exposição ao frio e ao calor, aos raios UVA, UVB e infravermelhos (IR), pelo que deves proteger a tua pele do sol todos os dias, mesmo que esteja nublado. A radiação solar também afecta a tua pele, causando secura e envelhecimento.
Outros cuidados
Para além dos cuidados cosméticos, é muito importante para a tua pele que sigas uma dieta saudável, rica em vitaminas, antioxidantes, … Deves também beber água para manter uma boa hidratação.
Deves evitar factores que podem desencadear um surto, como a ingestão de álcool, fumar, mudanças bruscas de temperatura, calor e frio intensos, alimentos quentes, picantes ou condimentados, …
O stress e as situações emocionais intensas são também muitas vezes desencadeadores de surtos de rosácea e devem ser evitados tanto quanto possível.
Quais são os produtos mais adequados para cuidar da pele com rosácea?
Para a higiene facial
Evita produtos que contenham detergentes (sabões), escolhe um produto syndet que limpe suavemente a tua pele sem conter álcool ou perfumes que a possam irritar mais, se possível que não necessite de enxaguamento e que seja especificamente formulado para a pele com vermelhidão ou rosácea com ingredientes activos calmantes e hidratantes. Uma boa opção é a água micelar, que pode ser utilizada tanto para limpar como para remover a maquilhagem.
Para hidratar e tratar o rosto
Procuraremos um produto específico que não só reponha a água e os lípidos, mas que também trate a pele, contendo ingredientes activos que reduzam a dilatação dos pequenos vasos, estimulem a circulação, reforcem as paredes capilares, acalmem a irritação, reduzam a inflamação e aliviem o calor e a sensação de ardor da pele.
Uma vez que o aparecimento da rosácea é mais frequente entre os 30 e os 60 anos, é interessante utilizar um produto específico, para além de um hidratante, que tenha um efeito anti-envelhecimento mas que, ao mesmo tempo, cuide e trate a pele com rosácea.
Disfarçar ou disfarçar sintomas
Os produtos de maquilhagem e BBcream que tratam e, ao mesmo tempo, cobrem a vermelhidão e outros sintomas da rosácea são muito adequados, pois ajudam-te a parecer e a ser melhor vista. Além disso, os pigmentos que contêm actuam como uma barreira protetora sobre a pele e protegem-na da poluição, do frio, do sol e de outros agentes externos.
Estes produtos devem ser específicos para o tratamento da rosácea, no caso do BBcream, e se optares por maquilhagem, esta deve ser hipoalergénica e sem ingredientes irritantes.
Proteção solar
Deves escolher um produto que te proteja das radiações UVA, UVB e IR com um fator elevado e uma textura leve, para que seja fácil e agradável de aplicar e não te esqueças de o aplicar corretamente.
Suplementos nutricionais
Complementar o tratamento e os cuidados da rosácea com um produto que contenha ingredientes vasoprotectores, como a vassoura de carniceiro, antioxidantes e anti-inflamatórios, como as vitaminas, pode melhorar significativamente os resultados do tratamento tópico.
A utilização regular destes produtos para te ajudar a tratar a vermelhidão facial vai ajudar-te a aliviar os sintomas da rosácea, dar-te uma pele mais saudável e trazer um sorriso aos teus lábios.