3 min de leitura

Como tratar e prevenir a couperose

Se o teu rosto está cada vez mais sujeito a vermelhidão devido às mudanças de temperatura, podes estar a desenvolver couperose. Aprende a tratá-la e a preveni-la.

O teu rosto fica vermelho com o tempo frio, mudanças bruscas de temperatura, stress, etc. É a reação normal da tua pele. Mas se essa vermelhidão se tornar cada vez mais contínua e piorar, então provavelmente tens couperose.

A couperose é um problema dermatológico da zona facial caracterizado pela dilatação dos vasos sanguíneos que a nutrem.

Esta dilatação provoca vermelhidão principalmente nas bochechas, no nariz e no queixo. Podem também aparecer telangiectas, ou seja, pequenos capilares ramificados que se mostram através da pele com um aspeto de teia de aranha vermelha ou arroxeada.

Como tratar a couperose?

A melhor coisa a fazer se tiveres couperose é a prevenção; evita todos os factores que agravam o problema.

Se a vermelhidão for persistente ao longo do tempo, ou se já vires muitas veias de aranha na pele do teu rosto, é melhor consultares um dermatologista que te irá diagnosticar corretamente e, se necessário, recomendar um tratamento dermatológico.

É também essencial proporcionar a esta pele fina e altamente sensibilizada cuidados cosméticos especiais. Utiliza produtos que ajudem a reduzir o aparecimento de vermelhidão, ao mesmo tempo que cuidam da pele, hidratando-a e eliminando a tensão e o desconforto.

É por isso que, no dia a dia, deves seguir estas precauções:

Limpeza

A limpeza diária da pele, de manhã e à noite, é uma parte básica de qualquer rotina. No entanto, se tiveres uma pele sensível com vermelhidão ou couperose, deves ter em atenção que não deves utilizar determinados produtos, como os que contêm detergentes (sabonetes).

Deves usar um produto de limpeza suave e sem sabão. De preferência, um que não precise de ser enxaguado e que não contenha álcool ou outros ingredientes irritantes. Escolhe produtos com poucos ingredientes e sem perfumes. As águas micelares são uma boa opção que também podem ser utilizadas para remover a maquilhagem, bem como para a limpeza diária do rosto.

Existem produtos específicos para a pele com couperose que, para além de uma limpeza suave, contêm ingredientes activos que hidratam e acalmam a pele avermelhada.

Evita os produtos esfoliantes, pelo menos os químicos e mecânicos, pois podem causar irritações e mesmo lesões na pele sensível, mais fina e couperosa. Se necessário, opta por um esfoliante enzimático que, por atuar de forma semelhante à esfoliação natural da tua pele, não é tão agressivo para as peles sensíveis.

Hidratação e tratamento

Depois da limpeza, hidrata sempre a tua pele. Dá-lhe a água de que necessita e repõe os lípidos que perdeu naturalmente ou devido à limpeza.

Para a pele couperosa, que é mais fina e mais propensa à secura, a hidratação é um passo ainda mais importante. Mas, para além de repor água e lípidos, é também necessário tratar a pele com produtos que estimulem a circulação sanguínea, evitem a dilatação dos capilares, reforcem as paredes dos vasos, aliviem a sensação de calor na pele, acalmem a irritação, reduzam a inflamação, etc.

O tratamento pode ser melhorado através da toma de suplementos nutricionais com agentes vasoprotectores como o ruscus, agentes anti-inflamatórios como a vitamina B3 e antioxidantes.

Maquilhagem

Em caso de couperose, a maquilhagem ou a utilização de BB Creams específicos para peles sensíveis com vermelhidão é um passo altamente recomendado. E não só porque corrigir ou dissimular parcialmente a vermelhidão ajuda-te a ter uma melhor aparência e a sentir-te melhor, mas também porque estes produtos actuam como uma barreira protetora da pele contra o sol, o frio, a poluição, etc.

Deves escolher produtos hipoalergénicos e, se possível, específicos para a pele couperosa.

Proteção solar

É o último mas essencial passo na tua rotina diária de cuidados com a pele. Deves proteger a tua pele do sol todos os dias, em todas as estações e mesmo que o tempo esteja nublado.

Tem em atenção que as radiações UVA, UVB e infravermelhos (IR) podem provocar couperose. Secam a pele e aceleram o envelhecimento, por isso utiliza um produto com um elevado fator de proteção e uma textura fácil e confortável de aplicar.

Como evitar o seu aparecimento ou recorrência?

Para evitar a couperose, deves manter um cuidado facial adequado com produtos específicos, como os mencionados acima, fazer uma dieta rica em frutas e legumes e, além disso, evitar ou tratar todos os possíveis factores desencadeantes:

  • Mudanças bruscas de temperatura.
  • Álcool.
  • Tabaco.
  • Stress ou emoções intensas.
  • Exposição solar.
  • Calor ou frio intenso.
  • Produtos irritantes.
  • Distúrbios hormonais.
  • Alimentos quentes, picantes ou muito picantes.

Põe mãos à obra, seguindo as nossas dicas para prevenir e cuidar da tua pele couperosa e verás como rapidamente verás grandes resultados.

Recomendamos para você

Limpa em profundidade, suaviza e hidrata graças à tecnologia ProbioClean

+

Redensificador da pele (efeito anti-envelhecimento) com princípios activos protectores microcapilares. Com um fator de proteção solar médio (SPF20) e UVA

+

Acelera o processo de reparação e regeneração da pele. Proporciona um efeito anti-envelhecimento e um alívio imediato.