3,5 min de leitura

Como tratar uma infeção cutânea

Sabes qual é a melhor maneira de tratar uma infeção cutânea? Dizemos-te como podes evitá-las cuidando da tua pele.

Como é que a pele funciona?

A pele funciona como uma barreira que nos protege das agressões externas, incluindo os muitos microrganismos que nos rodeiam, impedindo-os de penetrar no interior do corpo através da barreira cutânea. Qualquer tipo de produto ou substância que entre em contacto com a nossa pele e a agrida pode causar irritação e desencadear uma reação inflamatória que danifica a nossa barreira protetora da pele e pode levar a uma infeção cutânea.

O mecanismo de defesa da pele é constituído pela barreira física da própria pele e pelos microrganismos benéficos ou inofensivos que nela vivem: o chamado microbioma cutâneo.

Quando a pele é saudável e está bem cuidada com os produtos adequados, consegue cumprir esta função protetora. No entanto, se houver um desequilíbrio ou uma erosão da pele, favorece a penetração ou o crescimento de certos microrganismos que podem provocar uma infeção.

Quais são as causas das infecções?

A limpeza incorrecta da pele, quer devido a uma limpeza insuficiente, quer devido à utilização de produtos errados, é uma das principais causas da colonização da pele por microrganismos que podem levar a infecções cutâneas.

Outro ponto fundamental é a integridade da pele, ou seja, que a pele sofra alguma alteração. Isto pode ocorrer quer devido a uma ferida provocada por um objeto cortante ou pontiagudo, quer devido a uma patologia que provoca uma falha na formação da barreira cutânea (dermatite atópica, psoríase, diabetes, imunodeficiências…).

Como cuidar da pele e evitar possíveis infecções?

A maneira mais fácil de evitar uma possível infeção é cuidar da tua pele para evitar as causas que acabámos de discutir: má limpeza e falta de integridade.

Limpeza

A higiene da pele, especialmente a higiene das mãos, é extremamente importante para evitar infecções. Mas esta higiene não deve ser feita com produtos demasiado agressivos que removem a película hidrolipídica da superfície da pele.

Os sabonetes devem ser preferencialmente do tipo syndet, sem detergentes, para que respeitem a pele. Devem também ter um pH semelhante ao da pele, aproximadamente 5,5, para não alterar o equilíbrio do microbioma nem facilitar o crescimento de germes que possam ser patogénicos.

Hidratação

A secura e a desidratação podem fazer com que a pele descasque ou até rache. É por isso que tens de aplicar diariamente uma loção, um creme ou um leite hidratante e emoliente para proporcionar a hidratação e a nutrição adequadas e manter a tua pele saudável.

Deves também certificar-te de que o produto que utilizas para hidratar não altera o pH da pele, nem contém ingredientes activos irritantes.

Pele danificada

Se a tua pele tiver sido danificada e houver um pequeno arranhão, fenda ou corte ligeiro e pensares que pode haver uma infeção cutânea, segue estas dicas para evitar que infeccione:

  • Limpa a área. Remove toda a sujidade e quaisquer corpos estranhos que possam estar presentes, aplicando soro fisiológico ou água sob pressão. À medida que a ferida fecha, deves continuar a limpá-la diariamente com água e um sabão de pH ácido suave.
  • Aplica um anti-sético. Por exemplo, clorhexidina ou povidona. Aplica-o e deixa-o atuar durante alguns minutos.
  • Cobre a ferida. Para evitar assaduras, sujidade e humidade, pode ser necessário cobrir a ferida. O penso deve ser mudado sempre que ficar sujo ou molhado.
  • Hidrata a pele. Assim que for possível, porque a ferida já fechou, deves usar uma loção hidratante ou um leite para cuidar da pele e mantê-la elástica. Se for uma zona exposta, deves ter especial cuidado com a proteção solar para evitar cicatrizes.
  • Não partilhes artigos pessoais como artigos de higiene, lâminas de barbear, desodorizante, toalhas ou maquilhagem, porque contêm sempre germes que podem causar infecções.

Claro que, se o corte for grande, profundo ou não tiver bom aspeto, deves consultar um médico.

Como cuidar de uma infeção cutânea?

Pode acontecer que, apesar de seguires os nossos conselhos, precises de ir ao médico porque a tua pele ficou infetada e precisas de ser avaliado para um possível tratamento, como nos casos descritos abaixo:

  • A ferida infectou.
  • Aparecem vermelhidão e inchaço à volta da ferida, acompanhados de dor e calor.
  • A ferida liberta pus.
  • Os bordos da ferida separam-se.
  • O tecido muda de cor.

Para além de aplicares os produtos recomendados pelo teu médico, ou de os tomares se ele te receitar um tratamento oral, podes ajudar a tua pele a recuperar melhor se cuidares bem dela.

Como podes ver, seguir uma rotina diária de cuidados da pele com os produtos de limpeza e hidratação adequados ajuda-te a manter a tua pele mais saudável e a prevenir infecções. Cuida de ti e desfruta de uma pele saudável e bonita!