3,5 min de leitura

Cuida da pele sensível com estes truques simples

Se notas frequentemente irritação, comichão, vermelhidão, ardor ou erupções cutâneas na tua pele, é provável que tenhas pele sensível. Descobre!

A pele sensível, reactiva ou intolerante é uma pele que reage de forma exagerada quando exposta a estímulos que não afectariam outra pele, como as mudanças de temperatura, o frio, a poluição, o calor, a água dura, etc. E, claro, a certos ingredientes dos produtos cosméticos.

É muito importante que estas peles sejam cuidadas com os produtos certos.

A pele sensível pode afetar qualquer zona, embora seja geralmente na pele do rosto que esta sensibilidade é mais visível. É mais frequente na pele seca, mas não é exclusiva da pele seca; também pode aparecer na pele oleosa.

Passos para o cuidado da pele sensível

A pele sensível não deixará de o ser, mesmo que seja tratada. No entanto, se cuidares dela e utilizares os produtos certos, sentirás a tua pele mais confortável, evitarás irritações e reduzirás a reatividade.

O ideal é escolheres produtos com fórmulas simples, sem muitos ingredientes. Quanto menos ingredientes, menor é a probabilidade de algum deles causar reatividade na tua pele.

Limpeza

Quando limpares a tua pele sensível, tem em mente que um duche curto é preferível a um banho. A água morna é melhor do que a água quente. A pele sensível não beneficia do calor ou do contacto prolongado com a água da torneira, especialmente se a água for muito calcária.

Utiliza produtos de limpeza do tipo syndet (sem detergentes agressivos), óleos de duche, etc., que limpam a pele sem remover a barreira protetora ou alterar o seu pH.

Para a limpeza do rosto, opta por águas micelares ou outros produtos de limpeza específicos para peles sensíveis. Também podes utilizar óleos de limpeza para remover a maquilhagem. Como tónico, utiliza uma água termal ou um produto com ingredientes calmantes. Se também tens um couro cabeludo sensível. Se o teu couro cabeludo também for sensível, é preferível não lavar o cabelo todos os dias, mas apenas 2 ou 3 vezes por semana e utilizar um champô específico para uso frequente, sem sabão e que não irrite a pele.

Hidratação

A pele sensível necessita de hidratação com ingredientes activos que também ajudam a reforçar a barreira protetora da pele e a aliviar sintomas como comichão, vermelhidão, irritação, …..

Como a barreira protetora da pele está enfraquecida, a pele perde água mais facilmente e seca. A secura, por sua vez, enfraquece e sensibiliza ainda mais a pele.

É por isso que é essencial hidratar uma ou duas vezes por dia, tanto o corpo como o rosto. Utiliza produtos hipoalergénicos e de alta tolerância. Lembra-te que menos ingredientes significam menos riscos de reatividade.

Texturas leves, ingredientes activos antioxidantes, vasoprotectores e calmantes que estão naturalmente presentes na tua pele, como as ceramidas ou o ácido hialurónico, são adequados para a tua rotina facial….

Não te esqueças de cuidar das mãos e dos lábios, duas zonas muito expostas que necessitam de cuidados específicos para evitar que sequem.

Proteção

A proteção solar é essencial para todos os tipos de pele, mas ainda mais para a pele delicada.

A pele sensível deve ser SEMPRE protegida do sol. No verão e no inverno. Mesmo que não saias ao sol, só o facto de saíres à rua expõe-te aos raios solares.

Se te expuseres ao sol, por exemplo numas férias na praia, fá-lo sempre gradualmente.

Evita as horas centrais do dia e utiliza cremes solares com um elevado fator de proteção e proteção física, como guarda-sóis, chapéus, etc.

Tratamentos semanais

Quando esfoliares, evita os esfoliantesquímicos (com hidroxiácidos) eos esfoliantes físicos (produtos com grânulos). Em vez disso, escolhe esfoliantes enzimáticos que imitam a esfoliação natural da pele e são menos agressivos. Recomendamos que espaças a tua esfoliação ao longo do tempo, por exemplo, de duas em duas semanas.

Por outro lado, as máscaras calmantes são altamente recomendadas para peles sensíveis. Não só suavizam e hidratam, como também restauram a sensação de conforto. Podes utilizá-las uma ou duas vezes por semana.

O que deves evitar se tiveres uma pele sensível?

  • Banhos e duches com água muito quente. As temperaturas elevadas danificam a pele sensível e provocam mais vermelhidão.
  • Contacto com água dura. O calcário na água é irritante para a pele sensível, pelo que é preferível evitar produtos de enxaguamento e limitar o tempo de duche.
  • Produtos de limpeza com tensioactivos aniónicos, que são demasiado agressivos para a pele delicada.
  • Cosméticos com ingredientes activos irritantes: AHA, retinol, perfumes, álcool, …
  • Máscaras que se retiram de uma só vez e que podem ser irritantes quando arrancadas.
  • Mudanças bruscas de temperatura. Pode causar irritação e outras reacções em peles sensíveis.
  • Os tecidos sintéticos e as peças de vestuário de lã podem causar reacções cutâneas. Opta por outros tecidos ou veste-os por cima de outra peça de roupa de algodão.
  • Substâncias tóxicas como o tabaco e o álcool. Não são saudáveis em qualquer caso, mas ainda menos se tiveres uma pele sensível.
  • Alimentos picantes, que activam a circulação e pioram a sensibilidade da pele.
  • Stress, ansiedade, … A tua pele responde ao teu estado de espírito, por isso tenta manter-te calmo.

É possível desfrutar da tua pele, mesmo que seja sensível, se seguires estes conselhos.