2,5 min de leitura                    
Dermatite atópica facial em adultos
O rosto é um dos locais mais típicos da dermatite atópica do adulto e, possivelmente, o que mais o faz sofrer.
A cronicidade da dermatite desgasta o estado de espírito dos adultos que dela sofrem e a afetação facial deteriora muito a sua qualidade de vida, porque, para além de causar desconforto, é muito visível e tem impacto nas relações sociais e profissionais.
Existem três causas para a dermatite atópica: predisposição genética, história familiar e alguns factores ambientais que, embora ainda não saibamos a 100% como a afectam, sabemos que têm influência.
Quais são as lesões típicas da dermatite atópica facial?
As áreas tipicamente afectadas no rosto dos adultos com dermatite atópica são as pálpebras, os lábios e a área perioral.
A inflamação dos lábios chama-se queilite atópica e é muitas vezes confundida com os lábios secos, porque é frequente haver descamação e até pequenas fissuras muito dolorosas.
É comum que a pele à volta dos lábios também seja afetada, e as pessoas humedecem frequentemente a área para aliviar a sensação de aperto, o que piora ainda mais a irritação.
As pálpebras ficam vermelhas, escamosas, apertadas e com comichão, o que leva a um coçar contínuo e, por vezes, ao possível desenvolvimento de queratite e de doenças secundárias da córnea.
Em casos graves, a vermelhidão, a descamação e a rigidez afectam todo o rosto e podem levar à inflamação das pálpebras e da conjuntiva.
Como é que eu sei que tenho dermatite atópica no meu rosto e não outra coisa qualquer?
Factores como a localização do eczema atópico, a história de dermatite atópica durante a infância, a recorrência dos surtos e os sintomas associados de vermelhidão, descamação, comichão e aperto não deixam muitas dúvidas.
Quando a inflamação aparece em pessoas que nunca tiveram dermatite atópica, a alergia de contacto deve ser excluída.
Nas mulheres, a aplicação de cosméticos nas pálpebras e nos lábios é a causa alternativa mais frequente de dermatite atópica causada por uma reação a um dos ingredientes.
Outras causas possíveis incluem alergia a gotas para os olhos, pasta de dentes ou mesmo a produtos químicos que são manuseados com as mãos e cujos vestígios podem ser transportados para as pálpebras ou para os lábios quando tocas no rosto. Para obteres informações mais detalhadas sobre a alergia, consulta o site curatualergia
Como posso tratar a dermatite atópica no meu rosto?
Seguem-se algumas dicas sobre como cuidar da dermatite atópica em adultos:
- Não esfregues as pálpebras intensamente, pois podes danificar a córnea.
 - Não é aconselhável humedecer os lábios para aliviar o aperto, uma vez que a humidade persistente aumenta a desidratação e piora a inflamação.
 - A descamação, a vermelhidão, o aperto e a comichão nas pálpebras e na zona dos lábios não são uma verdadeira secura, mas sim uma inflamação. O tratamento é necessário até que todos os sintomas sejam eliminados.
 - Embora não seja recomendada a utilização de corticosteróides tópicos nestas áreas, estes são por vezes necessários durante alguns dias. Consulta sempre o teu médico.
 - Para além dos corticosteróides, existem cremes anti-inflamatórios que não contêm corticosteróides e que podem ser utilizados durante os surtos e para os prevenir.
 - Os hidratantes não são suficientes para resolver o problema e provocam frequentemente comichão. No entanto, podemos continuar com as nossas rotinas de higiene e aplicar hidratantes e cremes reparadores especiais para a pele atópica quando a zona tiver melhorado com o tratamento.