3 min de leitura                    
Descobre os problemas que podem resultar de uma higiene íntima inadequada
A higiene da zona íntima deve fazer parte da rotina de limpeza diária de todos. Tal como limpas os teus dentes ou o teu corpo todos os dias, também é essencial que limpes bem a tua zona genital.
Há uma certa falta de conhecimento sobre como fazer uma higiene adequada nesta área, uma vez que tudo o que está relacionado com os genitais ainda é tabu em muitas culturas e sectores da sociedade, e é por isso que, muitas vezes, é um tema que nem sequer é falado.
Uma higiene deficiente ou incorrecta da zona íntima está relacionada com certos problemas e provoca o aparecimento de certas doenças. Como podes ver, não estamos a falar apenas de um problema de higiene e cuidados, mas também de um problema de saúde.
Quais são os hábitos de higiene íntima corretos?
Lavagem diária da zona vulvar externa
A parte externa dos genitais deve ser lavada diariamente com água e um produto específico. A parte interna não precisa de ser limpa; o nosso corpo está preparado para manter esta zona limpa e em boas condições graças ao sistema de defesa e à ação protetora da microbiota habitual da zona vaginal.
O sabão que usamos para limpar a zona externa não deve ser o mesmo que usamos para o corpo, porque a pele desta zona tem caraterísticas especiais que devem ser respeitadas para não causar irritação, comichão ou secura.
Deve ser um produto com um pH adequado para manter a acidez que existe nessa zona e que serve de proteção natural contra as infecções. Além disso, deve ser um produto que seja suave para a pele sensível das nossas partes íntimas e que contenha ingredientes activos protectores, hidratantes e calmantes.
Evita a utilização de esponjas e enxagua abundantemente.
É muito melhor usares a tua própria mão do que uma esponja para limpar esta área. Os germes proliferam nas esponjas devido à humidade que retêm. Além disso, é mais provável que a limpeza com uma esponja provoque irritações.
Para uma higiene adequada, terás de aplicar o produto na área a limpar previamente humedecida e enxaguar bem para evitar resíduos de sabão que possam causar comichão ou irritação.
Sentido da limpeza: da frente para trás
Quando se trata de higiene diária, bem como quando se trata de limpar depois de usar a casa de banho, é muito importante que os movimentos sejam sempre da frente para trás.
Se o fizermos ao contrário, corremos o risco de arrastar para a zona vulvar os microrganismos presentes no ânus e à volta dele. Se um microrganismo atingir a vagina ou a uretra, pode acabar por provocar uma infeção.
Não é uma boa ideia fazeres uma toca
Provocam um desequilíbrio da flora bacteriana no interior da vagina. Além disso, se houver uma infeção, o jato de água pode agravá-la, arrastando os microrganismos para o interior da vagina.
Não uses desodorizantes íntimos
Os desodorizantes, toalhetes e outros produtos que contenham perfumes ou álcool não são recomendados nesta área, pois podem causar desconforto e irritação.
Quais são as consequências de uma má higiene íntima?
Os principais problemas que podem resultar de uma higiene incorrecta incluem
- Maus cheiros: são a consequência mais evidente da falta de higiene. Não nos referimos ao ligeiro odor que é normal na zona, mas a cheiros fortes e muito desagradáveis.
 
- Irritações vaginais: a falta de higiene adequada pode levar a uma acumulação de substâncias irritantes na zona, causando comichão e desconforto. A utilização de produtos de higiene inadequados ou o abuso de cosméticos como os desodorizantes também podem causar irritação.
 
- Infecções vaginais como a vaginose: uma das causas da vaginose bacteriana é a falta de higiene ou uma higiene incorrecta, que aumenta o pH da zona, fazendo com que as bactérias erradas cresçam mais rapidamente. Também é prejudicial a aplicação de desodorizantes e outros produtos com ingredientes activos irritantes ou capazes de alterar o pH.
 
- Infeção do trato urinário, cistite: A cistite é mais frequentemente causada por bactérias do intestino grosso, como a E. coli, que entram na bexiga. A E. coli, que, se aderir às paredes e proliferar, provoca uma infeção. Uma limpeza adequada da zona, da frente para trás, com água e um sabão suave que respeite a microbiota, dificultará muito mais esta chegada e o crescimento bacteriano, prevenindo assim a cistite.
 
Agora que já conheces as consequências que uma higiene inadequada pode ter na tua saúde íntima, convidamos-te a seguir as nossas recomendações, a utilizar os produtos certos e a evitar desconforto e problemas de saúde.