5 min de leitura

Desportos ao ar livre, como posso cuidar do meu nariz e dos meus lábios?

Há quem diga que não existe um clima perfeito, mas apenas o equipamento certo, e isto também se aplica aos cuidados a ter com os teus lábios quando fazes desporto ao ar livre. Com a mudança das estações, as condições ambientais podem variar drasticamente durante os teus treinos.

Passar de uma manhã fresca a um meio-dia solarengo ou a um dia húmido e ventoso põe os teus lábios à prova. Seja qual for o desporto que pratiques, os teus lábios precisam de uma atenção especial.

Quais são os inimigos do teu nariz e dos teus lábios?

Aqui analisamos a forma como as alterações climáticas afectam os teus lábios durante a prática desportiva e o que podes fazer para os proteger sem sacrificar o teu desempenho. Cuidar dos teus lábios também faz parte de cuidar de ti como atleta!

Desidratação durante o exercício

Quando treinas, o teu corpo perde água através da transpiração e da respiração acelerada. Isto é ainda mais acentuado nos dias quentes ou durante os treinos intensos. Cada vez que expiras pela boca, o vapor de água escapa. Isto é completamente natural, mas deves ter em conta.

A desidratação interna traduz-se rapidamente em secura externa: os teus lábios podem começar a ficar secos a meio do exercício, especialmente se não estiveres a repor líquidos.

O vento acelera a secura

Movimentar-se a grande velocidade, seja a correr, a andar de bicicleta ou a esquiar, expõe os teus lábios à corrente de ar constante. Se tiveres um vento contrário, o efeito é ainda mais acentuado.

Além disso, o vento frio das mudanças climáticas da primavera e do outono evapora a humidade dos teus lábios em tempo recorde. Mesmo em dias amenos, a brisa gerada pelo teu próprio caminhar tem um efeito secante.

Água, cloro e sal: a armadilha dos desportos aquáticos

Fazes natação, surf ou triatlo? Em teoria, os lábios rodeados de água não deveriam secar? Não é verdade? Lamentamos informar-te que o contrário é verdade: o cloro das piscinas é conhecido pelo seu efeito secante na pele e no cabelo, e os lábios não são exceção.

No mar, o sal marinho retira a humidade natural da pele, deixando os teus lábios salgados e secos. Além disso, o reflexo do sol na água tem um impacto direto no teu rosto, aumentando o risco de queimaduras solares se não usares proteção.

Atrito do vestuário e acessórios

Quando praticamos desporto, é frequente equiparmo-nos com diferentes acessórios: capacetes, cachecóis, golas térmicas, lenços, etc. Mesmo que uses o último modelo daquela marca de que tanto gostas, o acessório pode roçar repetidamente na zona da boca.

Esta fricção contínua pode irritar a pele e contribuir para a descamação. Se os teus lábios já estiverem secos, a fricção pode agravar pequenas fissuras.

Transpiração, mãos e bactérias

Durante o treino, é normal tocares na cara para limpares o suor ou ajustares o equipamento. Se passares a mão (ou o pulso, ou a t-shirt) pela boca para a limpares, podes estar a arrastar sujidade e bactérias para uma pele que é mais vulnerável por estar seca.

Isto pode causar desde borbulhas no contorno dos lábios até infecções se houver fissuras. Durante a prática desportiva, as tuas defesas estão concentradas no esforço físico e podem não cuidar igualmente de uma pequena ferida, aumentando o risco de infeção.

Proteção contra o vento, o sol e a desidratação

Parece que, faças o que fizeres, os teus lábios ficarão expostos a assaduras e secura, mas não é esse o caso. Conhecer as causas é o primeiro passo, agora é altura de saberes como prevenir. E é mais fácil do que parece.

  • Hidratação constante: a hidratação interna é essencial. Bebe água antes, durante e depois do exercício. Não esperes até teres sede para te hidratares, pois estás a perder líquidos de qualquer forma.
  • Protege os teus lábios com um bálsamo labial: para além de uma garrafa de água, um bálsamo labial como os de LETIbalm deve fazer parte do teu arsenal para cuidar dos teus lábios e do teu nariz. Aplica-o alguns minutos antes de começares a treinar, para que crie uma barreira protetora no momento em que começas a tua atividade.
  • Depois do exercício: acabaste o teu treino – ótimo! Mas os cuidados não se ficam por aqui. Depois do exercício, lava o rosto com água morna, incluindo os lábios, para remover os vestígios de suor, sal ou outras substâncias.

    Para isso, seca suavemente com uma toalha limpa e aplica um bálsamo labial reparador para repor a humidade perdida e ajudar a pele a regenerar-se.


A tua rotina de cuidados: antes, durante e depois do treino

As rotinas de exercício têm as suas fases: há uma fase de preparação, um tempo de intensidade e um fim de descanso ou recuperação. Quando se trata da rotina dos lábios, é a mesma coisa. Eis como cuidar do teu nariz e dos teus lábios nas diferentes fases do teu treino.

Antes da atividade: aquecimento

Da mesma forma que incluíste alguns alongamentos, inclui os teus lábios no teu aquecimento, por assim dizer. Cerca de 10 a 15 minutos antes de saires de casa, aplica uma quantidade generosa de bálsamo labial. Isto vai dar-lhe tempo para absorver ligeiramente e formar uma camada protetora.

Se fores para um ambiente aquático, este passo é essencial para incorporar bem antes do contacto com o cloro ou o sal. Para os climas mais frios, podes até “sobrecarregar” um pouco: coloca uma camada espessa tipo máscara para que fique a atuar enquanto chegas ao teu local de treino.

Durante a atividade: manutenção rápida

Em exercícios curtos (menos de 1 hora), provavelmente não precisarás de repor o bálsamo até o treino terminar. Mas para actividades mais longas, é bom fazeres uma pausa para hidratar os lábios. Se vais correr uma meia maratona, leva um bálsamo labial pequeno e usa-o a meio da corrida se sentires os lábios secos.

Para desportos de montanha ou de trilho, em que podes fazer pausas para descansar ou apreciar a paisagem, reaplica o bálsamo labial de vez em quando. Assim, reforças a barreira protetora.

Depois do exercício: recuperação

É também uma boa ideia hidratares-te bem, bebendo água ou uma bebida isotónica após o exercício, o que beneficiará a reidratação geral da pele.

Se treinares ao sol, certifica-te de que aplicas o bálsamo várias vezes durante o resto do dia, pois por vezes a queimadura ou a secura aparecem horas mais tarde. E se notares alguma zona muito irritada, podes usar um pouco de creme com aloé vera, ou semelhante, para acalmar.

Adaptar os teus cuidados labiais aos desportos ao ar livre e à mudança de estação vai permitir-te continuar a desfrutar ao máximo da tua atividade preferida sem contratempos. O teu desempenho vai continuar a subir e o teu nariz e lábios vão agradecer-te por isso.

Se achaste este artigo útil, não te esqueças de visitar o nosso blogue Dermipedia LETI Pharma Dermatology para mais conteúdos e conselhos sobre cuidados com a pele. Eleva a fasquia protegendo o teu nariz e os teus lábios!

Os teus lábios pedem LETIbalm.

Recomendamos para você

Bálsamo reparador para o nariz e os lábios em formato de stick espesso.

+

Ação reparadora intensa, emoliente, hidratante e protetora.Nutre a pele e protege-a das agressões externas.

+

Acalma, regenera e repara os lábios secos e gretados, bem como as irritações causadas pelo sopro, graças à sua intensa ação reparadora, emoliente, hidratante e protetora. Nutre a pele, reduzindo o repuxamento e a fissura dos lábios. Protege contra as agressões externas.

+

Primeiro bálsamo reparador infantil para o nariz e os lábios.