3 min de leitura                    
Dicas para evitar o aparecimento de cistite no verão
A cistite é uma doença inflamatória do trato urinário inferior, especialmente da bexiga, cujos sintomas mais caraterísticos são:
- Ardor ou sensação de picada durante a micção
 - Dor e sensação de peso na zona inferior da barriga
 - Urina com muita frequência
 - Urina quantidades muito pequenas
 - Sensação, depois de urinar, de não ter esvaziado completamente a bexiga
 
É uma patologia muito frequente, que afecta muito mais as mulheres, devido ao facto de, anatomicamente, ser muito mais fácil os microrganismos da zona perianal chegarem à bexiga da mulher do que os do homem, que tem uma uretra mais longa e está muito mais afastado do ânus.
Uma grande percentagem de mulheres terá pelo menos um episódio de cistite ou infeção do trato urinário durante a sua vida e, em muitos casos, as infecções repetem-se. É mais comum em mulheres mais jovens, com idades compreendidas entre os 20 e os 40 anos.
A principal causa da cistite é a bactéria E. coli, mas também pode ser causada por outras bactérias do intestino ou por fungos como a cândida. A infeção ocorre quando E. coli viaja pela uretra, chega à bexiga e fixa-se nas paredes da bexiga, de modo que o organismo não consegue expulsá-lo ao urinar e, portanto, consegue reproduzir-se.
É mais provável que a cistite ocorra no verão e porquê?
Sim, os casos de cistite aumentam muito durante o verão. E há várias razões para isso.
Por um lado, como depois dos banhos de verão na praia e na piscina, não costumamos mudar de biquíni ou de fato de banho, a humidade destes afecta o microbioma e pode alterar o equilíbrio existente entre os microrganismos benéficos da zona vaginal, responsáveis por nos defender de outros microrganismos potencialmente patogénicos.
Também é bastante comum que, no verão, como passamos mais tempo ao ar livre, não vamos à casa de banho com tanta regularidade, o que atrasa o mecanismo natural do corpo para expulsar os microrganismos através da urina.
Dicas para prevenir a cistite no verão
Faz uma higiene adequada.
A higiene é essencial para prevenir as infecções do trato urinário. Deve ser feita com um produto específico, adequado para a zona e cujo pH não altere o pH fisiológico da vagina.
É muito importante que te limpes sempre da frente para trás, tentando não deixar que os microrganismos do ânus entrem em contacto com a uretra ou a vagina.
A higiene excessiva pode ser contraproducente, uma vez que pode perturbar o equilíbrio da microbiota.
Muda frequentemente de fato de banho/bikini.
Evita deixá-lo molhado durante longos períodos de tempo, pois a humidade facilita o crescimento de bactérias, criando, juntamente com o calor do verão, um clima ideal para as bactérias se reproduzirem.
Urina regularmente
Como já referimos, quando urinas, o teu corpo expulsa parte dos microrganismos que podem ter entrado na uretra ou na bexiga, pelo que é aconselhável não ficar mais de 3 ou 4 horas sem urinar.
Bebe água
No verão, perde-se mais água através da transpiração no calor. Se beberes uma quantidade adequada de água, farás com que o teu corpo produza mais urina e, assim, ao expeli-la, facilitarás a eliminação dos germes.
Evita o café, o tabaco e o álcool.
Trata-se de substâncias irritantes e excitantes, que podem aumentar o ardor ou a comichão na zona genital.
Faz uma dieta saudável rica em fibras para evitar a obstipação.
Ao comeres mais frutas e legumes, bem como alimentos integrais, aumentas a quantidade de fibras na tua alimentação, garantindo um trânsito intestinal adequado e evitando a obstipação, que facilita a proliferação de bactérias patogénicas na zona anal.
Tem cuidado ao fazeres sexo
As relações sexuais, apesar de não serem a causa da infeção, facilitam o contacto, transportando os microrganismos, razão pela qual é especialmente importante ser extremamente higiénico após as relações sexuais.
Recomenda-se também que urines imediatamente após a atividade sexual para ajudar a eliminar as bactérias.
Usa roupa interior respirável, de preferência de algodão, e evita roupas apertadas.
Isto manterá a área livre de humidade e dificultará o crescimento de bactérias.
Agora que conheces as possíveis causas, segue as nossas dicas para a prevenir e desfruta de um verão sem cistite.