1,5 min de leitura

Dicas para minimizar a comichão da pele atópica

A comichão da pele atópica pode ser realmente irritante para a pessoa que sofre dela. Nós dizemos-te como minimizá-las.

Porque ocorre a comichão na pele atópica

A pele atópica é muito sensível e irrita-se facilmente, pelo que é comum aparecerem áreas de dermatite (pele áspera e avermelhada) que provocam muita comichão.

Além disso, a secura caraterística deste tipo de pele faz com que muitas pessoas com pele atópica tenham comichão na pele, mesmo que não tenham dermatite.

Como minimizar a comichão da pele atópica

Existem alguns princípios básicos importantes para evitar a comichão.

Cuidados de manutenção:

  • O calor aumenta a comichão, pelo que é aconselhável controlar a temperatura ambiente em casa (tanto no inverno como no verão) e usar roupa que permita a saída do suor.
  • A temperatura da água do duche ou da banheira não deve exceder os 40°C, porque acima deste nível a comichão na pele pode aumentar e, em segundo lugar, pode ocorrer o coçar e um surto de dermatite.
  • O vestuário deve ser macio para evitar a irritação direta dos tecidos na pele. Recomenda-se, portanto, que o vestuário que entra em contacto com o corpo seja feito de algodão ou de outras fibras naturais. A lã e os tecidos sintéticos são muito irritantes para a pele.
  • O stress agrava a comichão nos atópicos. O controlo de situações de stress pode ser feito através de massagens ou técnicas de relaxamento, que não só ajudam a aliviar a comichão, como também beneficiam o estado emocional geral da pessoa atópica e melhoram a sua qualidade de vida.

Cuidados específicos:

  • É importante hidratar a pele diariamente com hidratantes especiais para a pele atópica. A hidratação reforça a barreira cutânea e evita a comichão.
  • Existem cremes hidratantes especialmente concebidos para a pele atópicacom comichão . Os ingredientes anti-coceira destes cremes arrefecem a pele e tornam-na flexível, eliminando o desconforto. Além disso, podem ser utilizados sempre que quiseres, pois não têm efeitos secundários.
  • Muitas pessoas com pele atópica sofrem de comichão no couro cabeludo, mesmo que a dermatite não seja visível. Os champôs específicos para a pele atópica melhoram este sintoma.
  • Os surtos de dermatite ativa (áreas de pele áspera e avermelhada) necessitam de tratamento anti-inflamatório adequado.

Segue os nossos conselhos e cuida da tua pele atópica.

Recomendamos para você

Loção reparadora emoliente para o cuidado diário da pele atópica. Repara a barreira cutânea. Alivia a comichão e acalma as irritações. Reduz o risco de superinfeção. Reforça a flora saprófita. Ideal para grandes áreas do corpo.

+

Creme reparador intensivo, altamente emoliente, coadjuvante nos tratamentos da pele atópica muito seca, especialmente indicado no surto de atopia.