5 min de leitura

Dicas para uma higiene íntima pediátrica adequada

O regresso à rotina escolar é uma altura ideal para estabelecer rotinas de higiene íntima pediátrica adequadas e para encorajar a autonomia das crianças.[1], [2]

Esta é, portanto, uma ótima altura para sensibilizar as pessoas para a importância de uma higiene íntima adequada e para a forma correta de a seguir, de modo a evitar as muitas doenças infecciosas causadas por uma má higiene íntima[3].

Sabemos que eles são a coisa mais importante para ti. Por isso, trazemos-te algumas dicas LETI que te ajudarão a ti e aos teus filhos a criar hábitos de higiene íntima nesta época tão importante do ano.

Dicas LETI para uma higiene íntima adequada durante o período de regresso às aulas

Mantém uma higiene íntima adequada com produtos específicos. Basta lavar a zona com água e um sabonete íntimo específico, de preferência uma vez de manhã e outra à noite.

Na LETIfem temos soluções para raparigas e rapazes com produtos especificamente desenvolvidos para eles.

O ritual do banho é muito importante para eles, pois ajuda-nos a estabelecer uma rotina diária, bem como a trabalhar os hábitos de higiene íntima. Neste sentido, não devemos esquecer a importância de secar adequadamente (especialmente entre as pregas) para evitar desconforto e infecções devido à humidade que se pode gerar na zona íntima.

Uma ferramenta que pode ser muito útil são os toalhetes húmidos. Quando usas toalhetes húmidos, deves usar papel higiénico a seguir para manter a zona íntima seca.

Organizar e comprar roupa faz parte da rotina no início do novo ano letivo. Não te esqueças de verificar se a roupa interior que os teus filhos têm é do tamanho certo, não é demasiado apertada e é feita de algodão, um material muito respirável.

No caso da higiene íntima masculina, recomenda-se também a utilização de sabonetes íntimos específicos e o cumprimento de todos os conselhos acima referidos.

Escolher as atividades escolares em que os teus filhos vão participar ao longo do ano letivo é uma tarefa complexa. Para manter uma higiene íntima adequada em todas elas, tem em conta que:

  • Nas atividades em que os teus filhos podem transpirar excessivamente, é aconselhável trazer uma muda de roupa interior limpa para que possam mudar de roupa. Isto evitará que o excesso de humidade permaneça na zona durante muito tempo.
  • Durante as atividades aquáticas, devemos estar atentos a qualquer alteração da microbiota da zona íntima e consultar o nosso pediatra em caso de desconforto. Além disso, não te esqueças de tirar a roupa de banho molhada no final da atividade para manter a zona íntima seca.

[1] Varela-Centelles PI, Graña-Iglesias MA, Varela-Centelles A. “Toothbrushing: how to enhance skills in children”. Rev. ROL Enferm. 2008;31:103-6.

[2] Fernández Enguita M. “La escuela y la comunidad: una relación cambiante”. In: Ministerio de Educación y Ciencia. Secretaría General Técnica, editor.Participação das famílias na vida escolar: acções e estratégias. Madrid: Subdirección General de Información y Publicaciones; 2006. p. 87-99.

[3] Moreno-Martínez FJ, Ruzafa-Martínez M, Ramos-Morcillo AJ, Gómez CI, Hernández-Susarte AM. Desenho e validação de um questionário sobre os conhecimentos e hábitos de higiene corporal das crianças (HICORIN®). Aten. Primaria. 2015; 47(7):419-27.