1,5 min de leitura
Dicas sobre como cuidar corretamente da tua rosácea
O que é a rosácea?
A rosácea é uma doença crónica da pele de origem inflamatória, que ocorre em surtos e afecta principalmente a zona central do rosto: testa, maçãs do rosto, queixo e nariz.
É mais frequente nas mulheres do que nos homens e é geralmente mais grave nos homens. Aparece normalmente entre os 30 e os 60 anos e é mais frequente nas peles mais claras e delicadas.
Sintomas comuns da rosácea
- Vermelhidão facial, inicialmente ocasional, mas que se torna cada vez mais frequente.
- Espinhas ou lesões muito semelhantes à acne (pápulas e pústulas).
- Ardor na zona afetada.
- Comichão.
- Edema.
- Nos casos mais graves, pode ocorrer um aumento das glândulas sebáceas, especialmente no nariz, dando-lhe um aspeto grumoso.
Dicas sobre como cuidar da rosácea
- Utilizar produtos específicos para peles sensíveis com vermelhidão: este é um passo fundamental no cuidado da pele, e ainda mais se tiveres rosácea: deves utilizar produtos de limpeza específicos que limpem suavemente sem causar irritação e de preferência sem enxaguar, como uma água micelar.
- Evita a água muito quente: seja ao limpares o rosto, no duche ou no banho. Se utilizares um produto que necessite de ser enxaguado, enxagua-o com água morna e seca-o com uma toalha.
- Não uses esfoliantes mecânicos ou peelings químicos: os produtos esfoliantes não são recomendados para a tua pele fina e reactiva.
- Utiliza cremes altamente hidratantes: para evitar a irritação, a comichão e o ardor que podem ser causados pela rosácea e para ajudar a manter a pele nas melhores condições, de modo a que se possa defender melhor dos irritantes externos.
- Ao aplicar a maquilhagem, utiliza produtos com cor, como os BB creams: devem ser específicos para peles com vermelhidão, couperose ou rosácea. São ideais porque combinam protetor solar, hidratante e pigmentos de cor para disfarçar a vermelhidão.
- Proteção solar diária: Os raios solares agravam, desencadeiam e pioram os sintomas da rosácea, pelo que é necessário evitar ao máximo a exposição solar e utilizar diariamente um protetor solar, mesmo no inverno e em dias nublados.
- Faz uma dieta saudável e rica em vitaminas: para tratar a rosácea, deves fazer uma dieta rica em vitaminas, especialmente C e D, com muita fruta e vegetais.
- Evita temperaturas extremas e mudanças bruscas de temperatura.
- A ansiedade, o stress e os hábitos tóxicos, como o álcool e o tabaco, também são contra-indicados no caso da rosácea.