2,5 min de leitura                    
Lábios secos e gretados – como evitá-los!
Um dos produtos de cuidado mais difundidos entre a população é o cuidado dos lábios. Tanto as crianças como os adultos, quer estejam habituados a cuidar de si próprios ou não, já utilizaram mais do que uma vez um bálsamo ou um produto de reparação labial. Alguns podem mesmo ser a única parte do corpo que hidratam.
Os lábios secos não são um problema grave, mas são desagradáveis e muito incómodos. Além disso, se não tiveres cuidado, esta pele seca nos lábios pode levar à formação de fissuras que podem até sangrar ou formar crostas. Se chegares a este ponto, falar, comer e até sorrir tornar-se-á uma provação.
Porque é que os lábios ficam secos?
A pele dos lábios é muito mais delicada do que a de outras partes do corpo. Juntamente com a zona dos olhos, é uma das zonas mais finas e desprotegidas da pele.
Também não tem melanina e tem menos glândulas sebáceas do que o resto da pele, pelo que não se pode proteger tão bem do sol e de outros factores ambientais como o frio, o ar, etc. Como também é uma área que está permanentemente exposta e que normalmente não cuidamos até notarmos um problema, é muito comum que estes factores causem desidratação, secura, fissuras ou irritação.
Fumar também pode ser a causa de lesões nesta área, uma vez que o contacto contínuo da pele com o cigarro pode causar irritação, o que pode levar à secura.
Por outro lado, as doenças sistémicas, como as doenças auto-imunes ou a diabetes, ou mesmo certos medicamentos, como os utilizados para tratar a acne, podem causar esta secura.
Como deves cuidar dos teus lábios?
- Bebe muita água para hidratar adequadamente todos os teus órgãos, incluindo a tua pele.
 - Cuida regularmente dos teus lábios e de toda a zona da boca com um bálsamo labial reparador e hidratante, tal como fazes com a pele do teu rosto ou do teu corpo. Estes produtos podem também incluir vitaminas, aloé vera ou outros princípios activos reparadores. Se for necessário habituares-te, combina-o com outro hábito que já tenhas, por exemplo, depois de escovares os dentes ou antes de te deitares.
 - Protege-os do sol todos os dias, mas especialmente se fores à praia, à piscina ou a uma atividade ao ar livre. Muitos bálsamos labiais, cacau em bastão e até alguns batons de cor incluem protectores solares, para que possas protegê-los enquanto os hidrata.
 - Come mais frutas e legumes para garantir a quantidade necessária de vitaminas que são essenciais para a pele.
 
Que comportamentos ou hábitos deves evitar para cuidar dos teus lábios?
Em primeiro lugar, e mais importante, tens de evitar hidratar constantemente os teus lábios.
Sim, é complicado, especialmente quando te sentes seca e apertada. Mas, ao contrário do que possas pensar, por detrás do alívio a curto prazo, na realidade, estás a secá-las ainda mais.
Tenta não os morder. Em vez de morderes as áreas escamosas, podes evitá-las: começa a esfoliar os teus lábios regularmente e evitarás a descamação. Morder pode irritá-los e secá-los ainda mais, e mexer na pele com os teus dentes ou dedos pode abrir fissuras ou feridas, agravando o problema.
Agora que já sabes como cuidar deles, dá-lhes o amor que merecem. Afinal, precisas deles para rir com os teus filhos, desfrutar daquele jantar com os amigos, apresentar um projeto no trabalho… Merecem um pouco de mimo, não achas?