3 min de leitura                    
LETIbalm Repair, a tua melhor opção para regenerar a pele seca dos teus pés.
Quando chega o verão e temos de mostrar os nossos pés, calçando sandálias ou indo descalços para a praia, preocupamo-nos com o estado dos nossos pés.
Porque é que a pele dos nossos pés fica mais seca no verão? Como hidratar corretamente a pele dos teus pés? Continua a ler para saberes.
O problema da pele seca dos pés
Existem quatro caraterísticas específicas da pele dos pés que fazem com que o seu filme hidrolipídico desempenhe mal a sua função hidratante e protetora:
- Ao contrário da pele do resto do corpo, a planta do pé não tem glândulas sebáceas, ou seja, não produz componentes gordos que contribuem para o filme hidrolipídico (que mantém a nossa pele protegida e hidratada), facilitando a evaporação da água.
 - A parte mais externa da epiderme, o estrato córneo, é mais espessa nos pés do que noutras partes do corpo para proporcionar um amortecimento extra ao caminhar. Nesta zona existem também muitas glândulas sudoríparas, que produzem o suor através do qual eliminamos água e substâncias residuais.
 - A perda de água e a falta de lípidos torna a pele cada vez mais áspera e, por conseguinte, menos elástica.
 - A fricção e a pressão que os pés sofrem diariamente, provocam fissuras, descamação ou mesmo rachas nos calcanhares.
 
Causas do agravamento da pele seca nos pés
Há várias causas que contribuem para que a pele dos teus pés fique ainda mais seca:
- Falta de cuidados diários de hidratação. A pele dos pés não produz os óleos adequados para manter a hidratação naturalmente, por isso é ainda mais importante aplicar produtos que hidratem e forneçam lípidos para manter a pele em boas condições. É por isso que é necessário prestar atenção aos nossos pés e aplicar os cremes hidratantes corretos.
 
- O uso de sapatos inadequados também influencia o estado e a secura dos teus pés. As sandálias, especialmente se forem estreitas, causam fricção com o pé e mais problemas de secura e circulação sanguínea. Os sapatos abertos permitem que a pele esteja em contacto com o ambiente, pelo que tanto o calor como a radiação solar aumentam a secura.
 
- Existem algumas doenças que influenciam o estado dos pés, como a diabetes, o excesso de peso, os problemas da tiroide ou o cancro. O efeito pode dever-se à própria doença ou aos efeitos secundários dos respectivos tratamentos.
 
Como hidratar e reparar a pele dos teus pés
Para cuidar da pele seca dos pés, precisamos de um produto que nos forneça os lípidos que a falta de glândulas sebáceas não fornece. Além disso, deve incorporar um ingrediente ativo que ajude a reduzir o espessamento da pele, especialmente no calcanhar, e que inclua substâncias capazes de reter água.
Aplica estes produtos específicos duas vezes por dia, uma vez de manhã depois do duche, com uma massagem circular, e uma vez à noite, de preferência como máscara, ou seja, aplicando uma camada espessa e cobrindo os pés com meias de algodão ou collants, para que os ingredientes activos penetrem mais profundamente e obtenham um maior efeito reparador.
Se os espessamentos e/ou calosidades forem significativos, recomenda-se que consultes um quiropodista para os remover e deixar os teus pés em melhores condições. A partir daí, e graças aos cuidados diários, poderás evitar que a dureza e a secura intensa voltem a aparecer.
Como LETIbalm Repair pode ajudar os teus pés
A linha LETIbalm Repair inclui o creme reparador para os pés, para o cuidado diário dos pés e de outras zonas com grande espessamento e secura, como os cotovelos ou os joelhos.
Os seus ingredientes activos incluem ureia e um extrato de planta, que são produtos que ajudam a eliminar a hiperqueratose, ou seja, a acumulação de tecido espesso e morto, facilitando a sua eliminação.
Além disso, o seu conteúdo lipídico garante uma regeneração e hidratação adequadas, mesmo nas zonas mais secas e/ou gretadas.