1,5 min de leitura                    
Menopausa e pele: o que é e como tratar
A menopausa é um período na vida de uma mulher que pode por vezes trazer consigo alguns sintomas desconfortáveis.
Uma das alterações mais importantes durante este período é a diminuição da produção de hormonas estrogénicas ovarianas e a consequente diminuição progressiva da espessura da epiderme.
O que acontece à tua pele durante a menopausa?
Na menopausa, a aparência da nossa pele muda devido aos seguintes factores:
- A secreção de óleo diminui e as células epidérmicas produzem menos factores hidratantes naturais, pelo que se nota uma maior secura.
 
- Perda de elasticidade e aumento de flacidez. Isto leva ao aparecimento de rugas, especialmente em pessoas que estiveram muito tempo expostas ao sol ao longo da sua vida.
 
- Aumento do pH vaginal, favorecendo o aparecimento de infeções na zona íntima.
 
- Podem ocorrer alterações na densidade e espessura do cabelo (alopecia pós-menopausa).
 
Para além destas alterações fisiológicas inevitáveis, fatores ambientais como a exposição solar, a poluição e a predisposição genética contribuem para o envelhecimento da pele, que se intensifica durante a menopausa.
O que posso fazer para cuidar da minha pele durante a menopausa?
A passagem do tempo é inevitável. Nem os cuidados mais rigorosos nem a melhor predisposição genética podem evitar estes processos fisiológicos.
Aqui tens algumas dicas:
- Hidrata a pele diariamente com cremes que mantenham a hidratação fisiológica da pele e ajudem a restaurar a sua elasticidade.
 
- No rosto, utiliza produtos que incorporem proteção solar: a radiação solar seca a pele e provoca o aparecimento de manchas hiperpigmentadas, intensificando o envelhecimento da pele.
 
- À noite, utiliza um sérum ou um hidratante para reparar os danos epidérmicos e ajudar a regenerar a pele.
 
- Mantém a tua pele limpa, eliminando os restos de cremes, maquilhagem e substâncias tóxicas depositadas devido à poluição.
 
- Utiliza produtos de higiene e hidratação especialmente desenvolvidos para esta zona, que respeitem o pH fisiológico e que reparem e regenerem a pele vulvar.
 
- Mantém uma dieta saudável rica em proteínas e vitaminas para manteres a flora intestinal e cutânea em equilíbrio.
 
Consulta o teu médico se tiveres sintomas invulgares ou lesões cutâneas particularmente sintomáticas ou de aspeto anormal – nem tudo o que aparece na menopausa é fisiológico ou normal para a tua idade.