2 min de leitura                    
Mitos sobre a rosácea
O que é a rosácea?
A rosácea é uma doença crónica da pele de origem inflamatória que ocorre em crises e afecta principalmente a zona central do rosto, incluindo a testa, as maçãs do rosto, o queixo e o nariz.
É mais frequente nas mulheres do que nos homens, embora estes últimos tendam a ser mais graves. Aparece normalmente entre os 30 e os 60 anos e é mais comum em peles mais claras e delicadas. Descobre as verdades sobre os mitos da rosácea.
Desmascara os mitos sobre a rosácea
Ao longo dos anos, desenvolveram-se vários falsos mitos em torno desta doença que a ciência já desmentiu.
- A rosácea não afecta apenas a pele. Também afecta significativamente a qualidade de vida das pessoas que dela sofrem, tanto a nível físico como psicológico: provoca sentimentos de vergonha e contribui, assim, para uma diminuição da autoestima.
 
- As pessoas com rosácea podem usar maquilhagem e utilizar produtos de limpeza facial ou desmaquilhantes. Podem utilizá-los e, de facto, é importante que utilizem produtos de limpeza e desmaquilhantes específicos para a rosácea, que limpam em profundidade e proporcionam um efeito calmante. No caso da maquilhagem, esta também deve ser específica para a pele com rosácea.
 
- O consumo excessivo de álcool não causa a rosácea. Embora seja verdade que o álcool pode agravar os sintomas através da vasodilatação dos capilares, não é a causa da rosácea.
 
- A rosácea não surge como reação à má utilização de um produto. Embora a origem desta doença seja atualmente desconhecida, sabemos que a causa não se encontra na má utilização de um produto. Mesmo assim, há certos produtos cosméticos ou esfoliantes que podem agravar a doença. O importante é que utilizes produtos específicos para este tipo de pele.
 
- A rosácea não afecta apenas as mulheres com mais de 30 anos. Embora seja de facto mais comum nas mulheres do que nos homens e apareça normalmente entre os 30 e os 60 anos, também pode aparecer noutras faixas etárias.
 
O que devo fazer se tiver rosácea?
A primeira coisa a fazer é consultar o teu dermatologista, que irá recomendar o melhor tratamento para a tua rosácea. É importante que saibas que, até à data, não existe uma cura conhecida para a rosácea. No entanto, através da utilização de alguns tratamentos médicos e do uso de cosméticos adequados, podemos manter a doença sob controlo.