2,5 min de leitura                    
O que é a pele atópica e como cuidar dela?
Para começar, o que é a pele atópica? A atopia é uma doença hereditária em que há uma reação exagerada aos alergénios, especialmente no trato respiratório e na pele.
A dermatite, também chamada eczema atópico, é a manifestação cutânea da atopia. É uma doença inflamatória crónica que ocorre em surtos com períodos de melhoria pelo meio.
Os sintomas mais comuns da pele atópica são:
- Secura e sensação de pele áspera
 - Comichão intensa comichão na pele que pode perturbar o sono, afectando a qualidade de vida.
 - Lesões com inchaço e vermelhidão
 - Aparecimento de placas com descamação
 - Lesões exsudativas
 - Lesões devido a arranhões
 
 A dermatite atópica é uma patologia bastante comum na infância, afectando até uma em cada cinco crianças. Surge normalmente no primeiro ano de vida, desaparecendo espontaneamente em 50-70% dos casos na adolescência. A incidência em adultos é de aproximadamente 3-5% e tem aumentado nos últimos anos. 
Uma em cada sete crianças será atópica se um dos pais for atópico, e uma em cada três se ambos os pais forem atópicos.
A área de ocorrência das placas eczematosas varia com a idade, nos bebés aparecem principalmente na face, no pescoço, no tronco e nas mãos, enquanto nas crianças mais velhas e nos adultos aparecem principalmente nas mãos, nos pés e nas dobras dos cotovelos e dos joelhos.
É uma doença multifatorial (ou seja, tem várias origens). Existe uma falta de estrutura na pele, um sistema imunitário hipersensível e um microbioma desequilibrado. A alteração da função barreira torna a pele mais permeável, permitindo a passagem de agentes externos (como alergénios e/ou microrganismos), causando irritação.
A predisposição genética e os factores ambientais (como o calor, os produtos pró-irritantes, o sol…) podem ser factores desencadeantes de um surto.
Dicas para prevenir surtos
- Mantém as unhas curtas e limpas para evitar ferimentos e infecções durante o coçar.
 - No ambiente e em casa, mantém uma temperatura e uma humidade constantes, ventilando diariamente. Deve ser evitada a utilização de tapetes e brinquedos macios que facilitem a acumulação de pó.
 - Usa roupa de algodão e de linho (incluindo roupa de cama) folgada que facilite a transpiração. Quando lavares a roupa, enxagua-a bem e não utilizes amaciadores e branqueadores.
 - Fica atento, pode haver um alimento que actue como gatilho.
 
Quando surgem os surtos, tens de seguir o tratamento prescrito pelo teu médico. Durante o surto, é muito importante que acompanhes o tratamento com os produtos emolientes adequados.
Depois de o surto passar, para espaçar o tempo entre eles, é importante ter uma rotina de cuidados diários constante com produtos específicos para a higiene e emoliência, que acalmam e reparam a pele. Aconselhamos-te a seguir estas recomendações:
- Utiliza um produto de limpeza suave, do tipo syndet, e água morna para a higiene diária.
 - Seca a pele sem esfregar, secando-a com uma toalha ou usando um roupão de banho.
 - Hidrata a tua pele com um produto adequado que forneça as substâncias específicas de que a tua pele atópica necessita.
 - Utiliza sempre um multiprotector específico que proteja a tua pele atópica do sol e de outros agentes externos (areia, suor, cloro, poluição).
 
Já te demos as chaves, mas agora és tu que tens de estar consciente de todos os cuidados que a tua pele requer. Consulta o teu médico se tiveres dúvidas.