2,5 min de leitura

O que é a xerose e como evitá-la?

O termo xerose significa pele seca. É um problema muito comum entre a população, do que depende e como é diagnosticado? Vem descobrir connosco!

O termo“Xerose” significa secura da pele. É um termo médico, e geralmente falamos de“pele seca“.

A pele xerótica tem menos lípidos do que a pele normal, o que resulta num aumento da perda de água através da epiderme e na desidratação da pele.

A xerose provoca uma pele baça, áspera e desvitalizada.

Como é que a xerose é diagnosticada?

A xerose caracteriza-se por uma descamação fina, esbranquiçada e semelhante a farinha que pode estar presente em qualquer parte do corpo, mas é mais visível na parte da frente das pernas (zona pré-tibial).

O toque da pele xerótica é áspero e o seu aspeto é baço e sem brilho. A secura provoca frequentemente uma ligeira comichão.

Nos casos de secura mais intensa, pode estar associada uma pequena inflamação (chamada eczema xerótico), que progride para vermelhidão e fissuras(eczema fissurado). Se a comichão for intensa, o coçar vigoroso pode causar erosões lineares e hemorragias que agravam ainda mais a barreira cutânea.

De que depende a xerose?

A pele é o maior órgão do corpo e está totalmente exposta ao ambiente, pelo que o seu grau de hidratação depende de factores internos e externos .

Os factores internos incluem o grau de hidratação do organismo, os factores hidratantes naturaisque são sintetizados fisiologicamente na epidermee a integridade da pele.

Os factores externos incluem a temperatura ambiente, a humidade, o ar, a radiação solar, a poluição e o contacto com substâncias irritantes (por exemplo, sabões agressivos ou outros produtos químicos).

Quem tem xerose?

Qualquer pessoa pode ter pele seca, mas a xerose é um problema particularmente comum em pessoas idosas, no inverno, em ambientes secos e em algumas doenças como a dermatite atópica. dermatite atópica ou em doenças genéticas da pele (ictiose).

Também pode ocorrer como resultado de um tratamento médico, em estados de desnutrição ou como sintoma de doenças gerais, como distúrbios da tiroide ou cancro.

Como podes evitar a xerose?

  • É essencial ter uma rotina diária de hidratação corporal. Os cremes hidratantes devem ter um elevado teor de lípidos, pois para além de hidratarem, criam uma barreira que sela a pele, impedindo a perda de água através da epiderme e o acesso de substâncias nocivas do exterior.
  • É aconselhável utilizar sabonetes que respeitem o pH fisiológico da pele, ou seja, pH 5,5. O pH é essencial para a síntese dos factores naturais de hidratação, razão pela qual não é aconselhável utilizar sabonetes “naturais” como o sabonete de lagarto, pois têm um pH elevado (ou alcalino).
  • É preferível não prolongar excessivamente o banho ou o duche. Embora a água não piore a pele seca por si só, o contacto prolongado da pele com a água pode ter um efeito contraproducente e é preferível que o duche ou o banho não sejam prolongados.
  • Protege a tua pele contra os raios solares com protectores solares com um FPS de > 30 e hidrata a tua pele após a exposição solar.
  • Se estás a fazer um tratamento médico ou sofres de uma doença geral que seca a tua pele, sê ainda mais rigoroso com as tuas rotinas de hidratação e aumenta a frequência da aplicação do hidratante, se necessário.

Este cuidado é particularmente importante se sofreres de dermatite atópica, ictiose ou qualquer outra doença de pele em que exista uma predisposição para a pele seca.

Se aparecerem lesões vermelhas, com comichão e gretas, é necessário consultar um dermatologista.