2 min de leitura

O que é o melanoma e como o podes tratar?

O melanoma é um tumor maligno da pele que se origina nos melanócitos e é o mais perigoso. Queres saber como tratá-lo? Descobre connosco!

O melanoma é um tumor maligno da pele que tem origem nos melanócitos, as células da epiderme que pigmentam a nossa pele.

É o tipo de cancro de pele mais perigoso, uma vez que é capaz de invadir os tecidos saudáveis circundantes e de se espalhar para outros órgãos (metástases), levando à morte de milhares de pessoas todos os anos. De acordo com o Observatório do Cancro, todos os anos são diagnosticados 5.500 novos casos de melanoma em Espanha.

Como é que o melanoma é diagnosticado?

O melanoma é normalmente uma lesão pigmentada de tonalidade heterogénea, ou seja, algumas áreas são mais escuras do que outras e outras são avermelhadas ou vermelho-azuladas.

Os bordos crescem de forma assimétrica, pelo que o contorno é irregular. Pode ser plano ou grumoso e ulcerar à superfície, causando hemorragia e desconforto subjetivo, como dor ou comichão. Noutras ocasiões, não produz quaisquer sintomas, o que atrasa o diagnóstico e facilita a sua propagação à distância.

Quem está em risco de contrair melanoma?

O melanoma pode surgir em qualquer idade, mas afecta mais frequentemente pessoas com idades compreendidas entre os 35 e os 70 anos. Embora seja ligeiramente mais comum nas mulheres, é mais agressivo nos homens.

O risco de melanoma é maior em:

  • Pessoas de cabelo ruivo, pele clara e olhos azuis que se queimam facilmente (fototipos 1 e 2).
  • As pessoas com muitos nevos melanocíticos (moles).
  • Pessoas que apanham (ou já apanharam) muito sol.
  • Pessoas que sofreram queimaduras solares repetidas.
  • Pessoas com antecedentes de melanoma noutros membros da família.
  • Pessoas que sofrem de uma doença imunossupressora (doenças genéticas, cancro, etc.).

Como é que sei se um sinal é mau?

Os nevos melanocíticos ou toupeiras são muito comuns na população em geral. Caracterizam-se pelos seus bordos arredondados, cor homogénea e estabilidade, ou seja, a sua morfologia não se altera com o tempo. Os melanomas podem crescer em pintas pré-existentes ou aparecer numa área normal da pele sem uma pinta anterior.

Os sinais que devem alertar-nos para o aparecimento do melanoma estão resumidos na regra ABCDE, que consiste no seguinte:

  • A: aumenta detamanho num curto espaço de tempo.
  • B: Arestasirregulares ou arestas que se estendem assimetricamente sobre uma área.
  • C: mudança decor em algumas zonas, crescimento ao longo de um dos bordos.
  • D: diâmetrosuperior a 6 mm.
  • E: evolução(ou mudanças na evolução) .

Outra evolução preocupante é o aparecimento de comichão ou comichão numa verruga que anteriormente não causava qualquer desconforto.

Em suma, deves preocupar-te quando as pintas mudam de um ponto de vista objetivo (o que vês) ou subjetivo (os sintomas que aparecem).

Como podes prevenir o melanoma?

provas científicas claras de que o melanoma é mais comum em pessoas que apanharam muito sol, pelo que é essencial uma exposição solar moderada com proteção adequada, especialmente em pessoas com pele clara e tendência para se queimarem facilmente.

As pessoas com muitas pintas correm mais risco de contrair melanoma, tanto nas pintas como na pele sem pintas, pelo que os protectores solares devem ser aplicados em toda a pele exposta à radiação ultravioleta.

Continua a ler os nossos artigos para saberes como te protegeres do sol!