2 min de leitura

O que é o microbioma?

Dizemos-te o que é o microbioma e o seu papel essencial na nossa saúde.

O microbioma é o habitat dos microrganismos num ambiente definido, incluindo tanto os genomas dos microrganismos como as condições ambientais circundantes.

Estes micróbios desempenham um papel essencial na nossa saúde, uma vez que estão envolvidos no funcionamento do nosso sistema imunitário, na proteção contra as infecções e na decomposição dos produtos do nosso metabolismo.

A sua composição depende da idade, sexo, área do corpo, clima, localização geográfica, estilo de vida (ou seja, a nossa dieta, higiene ou cosméticos que usamos) e factores genéticos individuais. Para além disso, a saúde do indivíduo também desempenha um papel importante, especialmente se existirem alterações no sistema imunitário (imunodeficiência) ou se existirem doenças que exijam o uso de antibióticos.

O microbioma habita o trato digestivo, a cavidade oral, a pele, o trato respiratório e os órgãos externos do trato genital. Estima-se que o corpo humano alberga entre 10 e 100 triliões de micróbios de até 1000 espécies diferentes. A sua diversidade e proporção relativa são fundamentais para a saúde humana.

O QUE É O MICROBIOMA DA PELE?

O microbioma cut âneo é constituído pelas bactérias, vírus e fungos que habitam a nossa pele. Entre outras funções, serve de barreira contra as infecções , neutralizando os micróbios patogénicos e estimulando o sistema imunitário da pele.

Quando a barreira cutânea é rompida ou o equilíbrio entre os microrganismos benéficos e infecciosos é quebrado, ocorrem doenças infecciosas e inflamatórias.

A composição do microbioma da pele varia consoante a zona do corpo que está a ser estudada. Uma zona seca (as costas) não é o mesmo que uma zona húmida (as axilas ou as virilhas) ou uma zona oleosa (como a parte central do rosto).

COMO É QUE O MICROBIOMA É ESTUDADO?

O número de microrganismos no nosso microbioma é enorme e a maioria deles não pode ser detectada por métodos tradicionais como a cultura.

No caso do microbioma da pele, as amostras são obtidas esfregando a pele com uma zaragatoa (um pau com algodão numa das extremidades) e analisando geneticamente o material recolhido através de métodos de sequenciação em massa.

EM QUE DOENÇAS DE PELE É QUE O MICROBIOMA ESTÁ ALTERADO?

Numerosas doenças de pele estão relacionadas com alterações no microbioma. A acne, atópica dermatite atópica e as feridas crónicas são algumas das doenças em que esta alteração tem sido mais estudada.

Pensa-se que outras doenças como a rosácea ou a pele sensívelestejam também relacionadas com alterações no microbioma.

COMO POSSO CUIDAR DA MINHA SAÚDE ATRAVÉS DO MICROBIOMA DA MINHA PELE?

Manter o equilíbrio entre os microrganismos que habitam o nosso corpo é muito importante.

Foi demonstrado o envolvimento do microbioma intestinal na nossa saúde e a sua inter-relação com o microbioma da pele, pelo que uma dieta saudável terá um impacto no estado da nossa pele.

Outros factores que ajudam a manter o equilíbrio do microbioma da pele incluem:

  • Evita a esfoliação agressiva da pele. Isto perturba a nossa barreira cutânea, levando a disbiose, anomalias no sistema imunitário da pele e inflamação.
  • Evita o contacto da pele com agentes agressivosque modificam a síntese dos factores naturais de hidratação pelos queratinócitos e os factores naturais de defesa da nossa epiderme.
  • Utiliza hidratantes que respeitem e estimulem o equilíbrio do microbioma. Alguns produtos cosméticos com substâncias prebióticas aplicam este princípio na sua capacidade regeneradora e anti-envelhecimento.
  • Não apliques antibióticos tópicos nem os tomes por via oral sem receita médica. Se o fizeres sem necessidade, podes prejudicar a saúde do nosso microbioma.
  • A utilização de produtos com um pH diferente do da pele pode favorecer o desenvolvimento de microrganismos nocivos.