2,5 min de leitura

O que é o Roacutan e quais são os seus efeitos secundários?

A acne afecta 85% dos adolescentes, em maior ou menor grau, e quando é grave, é utilizado um tratamento vulgarmente conhecido como Roacutan. Descobre o que é e quais podem ser os seus efeitos secundários.

A acne é uma doença muito frequente na adolescência. De facto, estima-se que, em maior ou menor grau, afecta 85% dos adolescentes.

As pessoas que sofrem de acne muito grave, que não melhora com cremes ou comprimidos de antibióticos, ou que deixa cicatrizes, podem precisar de um tratamento chamado isotretinoína oral.

A isotretinoína também é conhecida como“a pílula forte para a acne” (devido aos potenciais efeitos secundários) ou “Roacutan”, porque era o antigo nome comercial da pílula.

O que é exatamente a isotretinoína, ou Roacutan e qual é o seu efeito?

A isotretinoína pertence à família dos retinóides orais, que são medicamentos derivados da vitamina A.

A isotretinoína regula os vários processos fisiopatológicos que ocorrem na acne, reduzindo a secreção sebácea, eliminando os tampões de queratina e reduzindo a inflamação das lesões.

Porque é que é necessário fazer análises ao sangue antes de iniciar e durante o tratamento?

A isotretinoína oral é eliminada pelo fígado, que pode ficar inflamado.

Também pode aumentar os níveis de colesterol e triglicéridos, pelo que, antes de iniciar o tratamento e durante o mesmo, é necessário verificar se o fígado e os lípidos no sangue estão bem e se não existe nenhuma doença subjacente que o contra-indique.

Os efeitos secundários analíticos nas doses habitualmente utilizadas são raros e resolvem-se com a redução da dose de isotretinoína ou com a descontinuação da isotretinoína.

Quais são os efeitos secundários do Roacutan?

Os efeitos secundários mais comuns da isotretinoína oral ou do Roacutan são pele seca, queilite ou lábios secos (que podem ficar gretados), secura da mucosa nasal, olhos secos e reacções alérgicas na pele (para informações detalhadas sobre alergias, consulta Curatualergia um portal com informações sobre as causas, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alergias.

Além disso, alguns doentes (não todos) sentem um ligeiro desconforto muscular nas costas no início do tratamento e um agravamento transitório da acne que desaparece em poucas semanas.

O efeito secundário mais importante e grave é a teratogenicidade, ou seja, se a mulher que está a tomar o medicamento engravidar, a criança pode nascer com malformações graves, mesmo incompatíveis com a vida. Por este motivo, as mulheres em idade fértil que têm relações sexuais são obrigadas a utilizar métodos contraceptivos eficazes.

Existem outros efeitos secundários possíveis de gravidade variável, mas a maior parte deles são muito raros. No entanto,qualquer sintoma invulgar deve ser comunicado ao especialista que o prescreveu, para queeste possa avaliar a possibilidade de estar relacionado com o tratamento.

O que posso fazer para aliviar os efeitos secundários?

  • Uma vez que os efeitos secundários mais comuns são a secura da pele, os doentes que tomam Roacutan devem hidratar a pele regularmente.
  • Para melhorar a secura dos lábios e evitar as gretas, aplica um bálsamo labial nos lábios. bálsamo reparador de lábios com muita frequência, pelo menos a cada 3-4 horas.
  • A hidratação da mucosa nasal melhora a secura e evita as fissuras, que podem causar hemorragias(epistaxis) em algumas pessoas.
  • As lágrimas artificiais melhoram os olhos secos e são particularmente recomendadas para os utilizadores de lentes de contacto.
  • Recomenda-se que não bebas álcool durante o tratamento para evitar sobrecarregar o fígado e prevenir a toxicidade hepática do medicamento.

As mulheres devem evitar a gravidez durante o tratamento, por isso, se quiserem engravidar ou ter relações sexuais regulares ou esporádicas, devem usar contraceptivos eficazes até dois meses depois de terminarem o tratamento.