3 min de leitura                    
O que nunca deves fazer se tiveres lábios cortados
Ter fissuras ou pequenas feridas nos lábios é muito incómodo. Não são graves, mas doem e tornam desconfortáveis algumas actividades diárias, como comer, beber, sorrir, beijar…
Aqui estão 14 coisas que nunca deves fazer com os lábios gretados.
Lambe os teus lábios
É um gesto que nos é natural, pois reparamos na fissura e a nossa língua vai lá inconscientemente. Mas o contacto com a saliva aumenta o problema devido à irritação que pode ser causada pelas enzimas e outros componentes que a formam.
Lamber os lábios, que à primeira vista pode parecer que hidrata os teus lábios, na verdade torna-os mais secos.
Morde-os
Ao morderes os lábios, estás a irritá-los ainda mais com os dentes. Além disso, pequenas dentadas podem aumentar ou causar inflamação da área, pelo que sentirás ainda mais desconforto.
Puxar para cima as peles levantadas
É outro daqueles gestos que provavelmente fazes inconscientemente, reparas que há uma pele levantada e tentas removê-la com os dedos ou com os dentes.
Não o faças. O que vais conseguir é aumentar a ferida ou obter uma ferida que ainda não tens.
Toca-lhes
O contacto dos dedos com a pele delicada do lábio pode causar mais irritação. Se a ferida também estiver aberta, os microrganismos nos teus dedos podem causar uma infeção.
Não hidrata
E não apenas a pele dos lábios, mas em geral. Manter uma boa hidratação é essencial para a tua saúde, por isso não te esqueças de beber entre 1,5 e 2 litros de água todos os dias e de hidratar os teus lábios com um bálsamo labial.
Fumar
Fumar é um hábito tóxico que prejudica a tua saúde e não é recomendado em nenhuma circunstância, mas ainda menos se tiveres feridas ou fissuras nos lábios.
A pressão repetida dos lábios quando dás uma passa é suscetível de ser irritante e pode mesmo reabrir a fissura. O contacto da pele do lábio com o cigarro é, por si só, irritante.
Utilizar produtos para os lábios com ingredientes activos irritantes
Qualquer produto cosmético que apliques nos teus lábios, quer seja um bálsamo labial, um batom, etc., deve ser formulado sem ingredientes irritantes (perfumes, álcool, etc.) para evitar irritações.
Exposição desprotegida ao ar e ao frio
Não é uma boa ideia sair à rua no inverno com os lábios desprotegidos. Tanto o frio como o ar secam a pele fina do lábio, agravando o problema das gretas.
Abusa do aquecimento e/ou do ar condicionado
O aquecimento e/ou o ar condicionado reduzem a humidade do ar, resultando num ambiente seco. Esta secura afecta o estado da pele, que também fica seca. As zonas da pele que mais sofrem com esta situação são as zonas mais expostas e sensíveis, como os lábios.
Sair à rua sem proteção solar
O sol, que é necessário para a síntese da vitamina D e é muito bom para o nosso humor, pode ser prejudicial para a pele se não forem tomadas certas medidas. A exposição prolongada, em determinadas horas e sem proteção adequada, pode ser prejudicial para a nossa pele. Isto é ainda mais grave nas zonas do nosso corpo que têm uma pele mais fina e menos protegida, como os lábios.
Esfolia-os
A esfoliação dos lábios, que é altamente recomendada para manter os teus lábios em boas condições, é totalmente contra-indicada se tiveres lábios gretados ou rachados.
Negligenciar a higiene oral
Uma higiene oral inadequada aumenta o risco de infeção destas feridas ou fissuras nos lábios.
Se usares elixir bucal que contenha álcool, não o uses ou usa-o com cuidado durante os dias necessários para a fissura sarar.
Mordisca canetas, lápis…
Este gesto, tão comum em algumas pessoas, não é de todo aconselhável se tiveres os lábios cortados. O contacto com o objeto pode aumentar a irritação e o risco de infeção da ferida.
Come alimentos muito salgados, ácidos ou picantes
O sal, as especiarias e o ácido são irritantes para as feridas dos lábios, causando dor e desconforto. É melhor evitá-los durante alguns dias.
Agora que já sabes o que não deves fazer, será mais fácil recuperares os teus lábios e voltares a sorrir e a beijar como antes.