O que são marcas de morango ou de nascença na pele dos bebés?
Quando cuidamos da pele dos nossos bebés, podemos descobrir lesões cor-de-rosa ou vermelhas chamadas marcas de nascença de morango, manchas de café com leite ou manchas de vinho do Porto, porque a cor das lesões cutâneas é muito semelhante .
Noutros casos, a sabedoria popular chama-lhes desejos, porque muitas destas lesões aparecem desde o nascimento e são erradamente atribuídas a desejos que a mãe teve durante a gravidez.
Vamos ver o que realmente queremos dizer quando falamos das famosas manchas de morango.
O que são manchas de morango?
As manchas de morango, também chamadas angiomas ou hemangiomas, são lesões vermelhas brilhantes, semelhantes a morangos, nos bebés.
Podem aparecer em qualquer parte do corpo e podem variar em tamanho, desde alguns milímetros até grandes áreas do tronco, da face ou dos membros.
Porque é que aparecem manchas de morango ou hemangiomas?
As marcas de nascença em morango, os hemangiomas, são tumores vasculares benignos, ou seja, lesões que surgem devido à proliferação de vasos sanguíneos na zona.
Não sabemos a causa exacta do aparecimento, mas é evidente que as mães não são as culpadas. Estima-se que cerca de 5% dos recém-nascidos tenham um hemangioma, ou seja, as manchas de morango são uma das lesões de pele mais comuns nos recém-nascidos.
Como é que posso saber se o meu filho tem um hemangioma?
Para a evolução do mesmo, como é muito típico. Dizemos-te o que acontece em cada etapa da vida do teu bebé.
Os bebés não os têm à nascença, mas a certa altura, nas duas primeiras semanas de vida, aparece uma mancha vermelha que é normalmente identificada como um arranhão ou uma pancada acidental.
A partir da segunda semana de vida, as lesões intensificam-se, tornando-se mais vermelhas e mais grumosas. O período de crescimento prolonga-se até aos 3-4 meses de vida e, a partir desta idade, estabilizam.
Começa a melhorar a partir dos 12 meses de idade, mas isso não significa que com um ano de idade tenha desaparecido, mas sim que a partir dessa idade começa a melhorar, e a melhoria progride até aos 3-4 anos de idade.
E a melhoria está concluída? Nem sempre: dependendo do tamanho e do tipo de hemangioma, podem desaparecer completamente ou deixar um nódulo gordo, alguma pele esticada ou um tom avermelhado residual.
Existe algum tratamento?
Sim, existem tratamentos eficazes para impedir a proliferação dos hemangiomas e/ou para reduzir o seu tamanho. Na maioria dos casos, não é necessário tratamento, apenas observação.
Os hemangiomas à volta dos olhos, no nariz, nos lábios, no pescoço ou em áreas muito extensas do rosto ou do corpo devem ser avaliados imediatamente por um dermatologista, porque podem afetar a abertura do olho, dificultar a respiração ou ter uma anomalia associada (embora esta última seja rara). Nestes casos, é essencial um tratamento precoce antes que se desenvolvam.