2 min de leitura

O que são urticárias e porque é que ocorrem?

O que é a urticária? A urticária é uma doença inflamatória da pele caracterizada pelo aparecimento de urticária – lê o post para saberes como tratá-la!

A urticária é uma doença inflamatória da pele caracterizada pelo aparecimento de pápulas (vergões avermelhados e elevados) que surgem subitamente em qualquer parte do corpo e que provocam comichão e vermelhidão incómodas. comichão incómoda.

Afecta pessoas de todas as idades e sexos. Pode durar horas, dias, semanas (urticária aguda) ou anos (urticária crónica).

Porque é que tenho urticária?

As causas da urticária são tão variadas que, na maioria dos casos, não é possível determinar o fator desencadeante. Por exemplo, infecções, alimentos, medicamentos, contacto com substâncias irritantes, sol, frio ou água podem provocar urticária.

Nas crianças, pode haver um processo infecioso nos dias anteriores. Em qualquer uma destas situações, a histamina é libertada a partir do interior dos mastócitos (células presentes na pele e noutros tecidos do corpo), provocando a dilatação dos vasos sanguíneos e o aparecimento de vermelhidão, edema e comichão.

Como é que sei se tenho urticária?

As lesões urticariformes são muito fáceis de reconhecer, sendo normalmente vergões vermelhos e com comichão. Estes vergões são manchas avermelhadas elevadas com bordos recortados e coalescentes.

Em alguns casos, são acompanhados de angioedema, que é a inflamação mais profunda, na derme e no tecido subcutâneo ou submucoso. Podem também afetar a orofaringe.

As áreas de envolvimento tendem a ser normais ou ligeiramente rosadas, dolorosas em vez de pruriginosas, maiores e menos bem definidas, e duram frequentemente 2-3 dias.

De um modo geral, a urticária tem uma evolução variável: aparece dia sim, dia não, a diferentes horas do dia e em diferentes locais. É frequente notar um aumento do calor na zona e um grande desconforto até as lesões desaparecerem.

Se este processo durar menos de seis semanas no total, chama-se urticária aguda, e se os surtos durarem mais de seis semanas, chama-se urticária crónica.

Em casos raros, as membranas mucosas do trato respiratório podem ser afectadas e causar dificuldades respiratórias, constituindo uma emergência médica que requer tratamento médico urgente.

Tenho urticária: preciso de fazer algum exame?

A urticária aguda não necessita de quaisquer testes específicos, uma vez que é muito difícil detetar a causa desencadeante e desaparece espontaneamente no prazo de seis semanas.

Quando as lesões se tornam crónicas e persistem para além deste período, é necessário realizar exames para excluir causas internas que justifiquem a permanência das lesões para além do período habitual. O tipo de exames depende de cada caso e deve ser decidido pelo médico com base nos dados clínicos.

Qual é o melhor tratamento para a urticária?

O tratamento mais eficaz é o uso de anti-histamínicos orais em doses prescritas pelo especialista para controlar o surto.

Estão disponíveis produtos cosméticos para refrescar a pele e aliviar a comichão associada à urticária. Embora não constituam um verdadeiro tratamento, ajudam a controlar temporariamente a comichão e a reduzir o desconforto, melhorando a qualidade de vida das pessoas afectadas.