5 min de leitura

O tempo seca os teus lábios? Descobre porquê

Quando sais de casa, os teus lábios ficam mais secos do que o habitual? Não é apenas algo que te acontece a ti. As condições climatéricas têm muito a dizer sobre este problema. Eis como o clima afeta os teus lábios e como podes protegê-los para os manteres saudáveis. Vamos começar!

Porque é que os lábios são tão vulneráveis ao clima?

Antes de entrarmos em cada um dos inimigos climáticos dos teus lábios, é importante compreender porque é que eles são tão sensíveis: ao contrário da pele do teu corpo e do teu rosto, os lábios não são capazes de produzir óleos naturais que ajudam a reter a humidade, por isso são mais suscetíveis à secura.

Além disso, a sua camada exterior é muito mais fina, por isso, se já é difícil hidratar os teus lábios, o facto de serem mais finos torna-o ainda mais difícil. Por outras palavras, os teus lábios são como uma esponja desprotegida. Absorvem ou perdem humidade facilmente, dependendo do ambiente em que se encontram. É aí que as condições climatéricas entram em jogo.

Que fatores climáticos te podem afetar?

Existem diferentes tipos de clima que podem afetar a saúde dos teus lábios. Vamos rever os mais relevantes, juntamente com algumas dicas práticas, para que não te preguem uma partida.

Frio e vento

Estes dois fatores andam muitas vezes de mãos dadas. As baixas temperaturas, o ar tende a ser menos húmido. . Combina este ambiente seco com o vento e crias a condição perfeita para roubar a hidratação dos teus lábios.

Não é apenas o clima que te afeta, mas o teu próprio corpo é parcialmente culpado. Se ficares com muito frio, o teu corpo deixa de atribuir calor às extremidades do corpo (é por isso que às vezes tens as mãos e os pés frios), e os teus lábios não são exceção. Isto faz com que se regenerem de forma menos eficaz.

Para evitar este inimigo do tempo, usa um bálsamo espesso para evitar a perda de água. Além disso, combina-o com um lenço para que o frio não te atinja diretamente e agasalha-te bem!

Secura ou humidade extremas

Por um lado, a baixa humidade é um problema tanto no inverno como no verão. Se viajares para um clima desértico ou se estiveres num local com ar condicionado, a hidratação dos teus lábios pode ser afetada. Isto explica porque é que, mesmo em dias quentes, os teus lábios podem ficar secos. Para combater esta situação, utiliza um bálsamo LETIbalm para evitar a desidratação.

Por outro lado, a humidade elevada pode parecer benéfica, mas em climas tropicais, a transpiração excessiva pode retirar à pele os seus óleos naturais, bem como qualquer proteção que possas ter aplicado nos teus lábios. Por isso, deves prestar mais atenção à aplicação do bálsamo labial nos teus lábios.

Ao compreender como o clima afecta os teus lábios, podes adaptar a tua rotina e escolher os produtos certos para o momento. Lembra-te: a prevenção é fundamental. Investe num bom bálsamo, mantém hábitos saudáveis e presta atenção aos sinais do teu corpo.

Se este artigo te interessou, não te esqueças de ver o resto do conteúdo do nosso blogue: Não deixes que o tempo te roube o sorriso!

Os teus lábios pedem LETIbalm.