3,5 min de leitura                    
Os melhores produtos para cuidar da pele do teu recém-nascido
Os bebés têm uma pele muito mais fina e delicada do que os adultos. Além disso, algumas das suas funções ainda não estão completamente desenvolvidas, por exemplo, é-lhes mais difícil manter o controlo da temperatura e têm um teor mais baixo de ácidos gordos , o que os impede de cumprir adequadamente a sua função de barreira defensiva.
Por isso, é muito importante que dês mais atenção aos cuidados e aos produtos que escolhes para eles. A higiene é fundamental e deves ter muito cuidado, tanto no banho como na limpeza da zona da fralda, para evitar irritações e dermatites.
O que NÃO deves fazer
- Abusar dos banhos: os banhos devem ser curtos, não mais de 5 minutos, com água morna.
 - Seca esfregando a pele: a secagem deve ser feita com toques suaves, sem arrastar, para não irritar a sua pele delicada.
 - Utiliza tecidos irritantes: as roupas do bebé devem ser preferencialmente de algodão, evitando tecidos sintéticos, lã, etc., que podem mais facilmente causar comichão ou irritação.
 - Lavar a roupa com detergentes agressivos: ao lavar a roupa do bebé, é aconselhável utilizar sabões específicos, uma vez que os detergentes agressivos podem deixar vestígios na roupa e causar irritação. Depois da lavagem, enxagua bem a roupa do teu bebé.
 - Utilização excessiva de amaciador de roupa: Os amaciadores de roupa podem causar irritação ou alterar o pH da pele das crianças.
 - Temperaturas extremas: a pele dos bebés ainda não é capaz de regular corretamente a sua temperatura corporal, pelo que não deve ser sujeita nem ao calor nem ao frio. Certifica-te de que está a uma temperatura mais ou menos estável.
 - Ambientes muito secos: ambientes muito secos devido ao clima, ou à utilização de aquecimento e/ou ar condicionado, favorecem a desidratação da pele.
 - Produtos de higiene inadequados: é importante escolher produtos específicos para bebés, sem detergentes agressivos e com um pH adequado para ajudar a proteger a pele do bebé.
 - Cosméticos com ingredientes activos irritantes: alguns ingredientes activos, como o álcool ou certos perfumes, são irritantes para as peles mais finas, como a pele dos bebés.
 - Negligenciar o cuidado das unhas: as unhas crescem muito rapidamente e as unhas compridas podem causar arranhões, por isso tens de estar atento e mantê-las curtas e direitas.
 
Os produtos básicos de que necessitas
Para cuidar da pele do teu bebé e mantê-la em boas condições, sem comichão, irritação e outros problemas, recomendamos que utilizes os seguintes produtos.
Sabão sem detergente
É preferível utilizar sabonetes syndet (não detergentes) que limpam suavemente a pele do bebé sem retirar a película hidrolipídica. Como a pele do bebé é deficiente em ácidos gordos, o ideal é utilizar um sabonete que seja também supergorduroso. Por outras palavras, um sabonete que forneça os lípidos que estão em falta na pele do bebé.
Além disso, é muito importante que o sabonete tenha um pH adequado, próximo de 5,5, uma vez que a pele dos bebés é um pouco menos ácida. Por isso, não está tão bem protegida contra os agentes externos e, utilizando um sabonete com um pH adequado, compensamos parcialmente esta alcalinidade.
Champô suave
Para a higiene da cabeça do teu bebé, recomendamos a utilização de um champô específico, muito suave e que não irrite o couro cabeludo.
Se a crosta láctea aparecer, deves usar um champô adequado para ajudar a removê-la.
Hidratante corporal e/ou emoliente
Utiliza leites, loções, óleos ou cremes após o banho, de preferência com a pele ligeiramente húmida. Podes aproveitar este momento para fazer uma pequena massagem no teu bebé que, por um lado, ajudará o emoliente a ser melhor absorvido. Por outro lado, será um momento de ligação e de relaxamento com o teu bebé.
Não te esqueças de hidratar também a zona do rosto, especialmente quando sais à rua e se estiver frio.
Creme ou bálsamo de proteção para as nádegas do bebé
Pode ser uma pasta à base de água que, devido ao seu efeito de barreira, te ajudará a proteger a pele dos irritantes, das fezes e da urina. Se não for necessário, um creme reparador que acalma, regenera e mantém a pele saudável e forte para resistir melhor aos agentes agressivos.
Bálsamo peribucal
Os bebés têm tendência a sofrer de irritações na zona à volta dos lábios e do nariz, especialmente devido ao efeito irritante da baba. Por isso, é aconselhável ter um produto protetor para esta área para proteger contra a irritação e para a acalmar se já tiver começado.
Protetor solar
As crianças com menos de 6 meses não devem ser expostas diretamente ao sol, pois a sua pele é tão delicada que podem queimar-se muito facilmente. Quando saírem à rua, protege-as com roupa, chapéu, guarda-sol, etc. E se não puderes evitar a exposição ao sol, para além de o protegeres, utiliza um protetor solar adequado à sua idade.
Utiliza os produtos que recomendamos, segue as nossas indicações de cuidados e desfruta do teu bebé e da sua pele suave e delicada.