3 min de leitura

Porque é que a acne aparece no outono e como é que a posso tratar?

A acne é um processo inflamatório de origem hormonal que afecta os adolescentes e alguns jovens adultos, principalmente as mulheres.

As pessoas com acne têm borbulhas que melhoram e pioram sazonalmente, mesmo sem tratamento. Por vezes, conseguem identificar a razão do agravamento, mas a maior parte das vezes não se sabe bem porquê.

Porque é que a acne piora no outono

A maioria dos adolescentes sabe que a sua acne melhora no verão e volta a piorar quando começa o outono.

Durante o verão, a exposição solar nas piscinas e nas praias tem um efeito anti-inflamatório nas lesões de acne, mas depois do verão o tratamento solar “natural” desaparece.

Além disso, quando o verão termina, a tranquilidade das férias acaba e o stress da vida quotidiana (estudos, actividades escolares, obrigações domésticas, relações sociais) pode contribuir para o agravamento da doença.

Nos jovens adultos, a acne é menos dependente da época do ano, porque embora estes factores existam, as lesões tendem a melhorar menos durante o verão.

Factores que influenciam o aparecimento da acne

Não se sabe porque é que algumas pessoas têm acne e outras não, e porque é que a intensidade da acne varia, mas há uma série de factores que sabemos estarem envolvidos:

  • A idade: o complexo pilossebáceo (ou seja, o folículo piloso e a glândula sebácea que lhe está associada) possui receptores hormonais que são estimulados durante a adolescência, altura da vida em que as hormonas aumentam. Trata-se de um aumento fisiológico, ou seja, os níveis sanguíneos são normais e as hormonas têm o seu efeito “normal”. A idade, os antecedentes genéticos, as doenças endócrinas, o stress, os cosméticos inadequados e a obesidade são alguns dos factores que influenciam a acne.
  • História genética e familiar: quando um ou ambos os pais têm uma história de acne grave, é mais provável que tenhas acne grave na adolescência. Não sabemos qual é exatamente o gene responsável.
  • Doenças endócrinas: as raparigas adolescentes com doença dos ovários poliquísticos e os rapazes e raparigas com algumas doenças endócrinas (genéticas ou não) são mais propensos a ter acne.
  • O stress: sabe-se que aumenta a expressão de certos receptores na glândula sebácea que promovem a inflamação.
  • Os cosméticos inadequados, demasiado oleosos ou demasiado espessos, podem obstruir os poros e contribuir para a formação de pontos negros e borbulhas e desencadear os processos envolvidos na acne(acne cosmética).
  • Não existem provas científicas suficientes para apoiar a influência da dieta na acne. No entanto, uma obesidade significativa leva a perturbações metabólicas que aumentam a predisposição para a acne, pelo que se recomenda uma dieta pobre em hidratos de carbono e um estilo de vida saudável.

Como tratar os surtos de acne

  • Infelizmente, as férias ao sol não podem ser prolongadas indefinidamente, pelo que é quase sempre necessário procurar um tratamento específico para a acne.
  • A lavagem diária do rosto com produtos específicos melhora o aspeto oleoso da pele das pessoas que sofrem de acne, mas não exageres (duas vezes por dia é mais do que suficiente).
  • Não uses sabonetes agressivos que secam demasiado a pele e não a esfregues vigorosamente. Tudo isto pode piorar o acne.
  • Não utilizes produtos cosméticos demasiado oleosos ou espessos, que podem obstruir os poros e facilitar o aparecimento de pontos negros e pontos negros. Podes usar maquilhagem, mas lembra-te que deve ser rotulada como livre de óleo, amiga da acne ou não comedogénica.

O tratamento médico específico das lesões depende do número de lesões, da intensidade da inflamação e das cicatrizes que deixam.

Nem toda a gente tem o mesmo tipo de acne, e é por isso que existem diferentes tipos de cremes e diferentes comprimidos. O dermatologista aconselhar-nos-á sobre o tratamento mais adequado para o nosso caso.