4 min de leitura                    
Porque é que a pele dos teus pés fica mais seca no verão?
A pele dos pés é diferente do resto do corpo, é muito mais espessa do que a pele de outras partes do corpo (pode ser até 50 vezes mais espessa do que a pele do rosto, por exemplo), a hipoderme tem um maior número de células de gordura que servem de amortecimento para suportar o peso do corpo ao caminhar, mas a hipoderme perde água e seca mais facilmente do que a pele de outras zonas. Já te explicámos como cuidar da pele dos pés no verão, toma agora nota porque é que a pele dos pés fica mais seca no verão?
Com a chegada do verão, principalmente devido às suas condições especiais de temperatura e humidade, é muito importante manter os teus pés bem cuidados para evitar possíveis lesões na tua pele.
Porque é que os pés secam mais no verão?
A pele dos pés é propensa à desidratação devido à falta das substâncias gordas acima referidas. Esta falta de hidratação pode apresentar-se sob a forma de descamação, comichão ou aparecimento de aspereza e fissuras, quando estas são mais importantes.
Quando chega o verão, os nossos pés passam mais tempo ao ar livre, sem sapatos ou em sandálias ou outro calçado aberto, pelo que a secura do ambiente e a exposição à luz solar favorecem ainda mais a desidratação.
A sola, o suporte e o amortecimento do calçado que usas são muito importantes, pois determinam a pressão que os teus pés vão suportar. O calçado descoberto no calcanhar, tão comum no verão, favorece a secura da pele nessa zona devido à fricção e pressão a que o calcanhar está sujeito. Ao aumentar a pressão numa zona, a circulação sanguínea é dificultada e com ela a chegada de nutrientes e oxigénio às células das camadas mais externas, o que favorece o aumento da pele morta e das zonas descamativas.
O excesso de peso e o hábito de andar descalço aumentam as zonas de pressão dos teus pés e a secura é favorecida.
O cloro, a areia, as pedras, a fricção contra as bordas da piscina, o calor excessivo, … são factores que favorecem a deterioração dos teus pés.
Os cuidados necessários para manteres os teus pés saudáveis e bonitos
Os pés são uma parte muito importante do nosso corpo, à qual tendemos a dedicar poucos cuidados até chegar o verão e querermos pô-los a descoberto. Mas, tal como o resto da tua pele, precisam de cuidados diários para terem um aspeto saudável e bonito.
Higiene
Durante a limpeza, não é aconselhável utilizar água muito quente ou permanecer demasiado tempo na água para evitar a remoção excessiva dos lípidos naturais da pele.
Por esta razão, também é aconselhável utilizar sabonetes suaves, sem detergentes ou outros ingredientes activos que removam não só a sujidade, mas também a camada oleosa da pele.
Uma vez por semana, é aconselhável utilizar um esfoliante para ajudar a renovar a pele e a remover as células mortas.
Hidratação
Tal como para o resto da tua pele, a hidratação diária dos teus pés é essencial para manter a tua pele confortável e saudável. De preferência após o duche e com um creme específico adaptado às necessidades específicas da pele dos teus pés.
Calçado
Para manteres os teus pés em bom estado, é muito importante usares os sapatos certos, largos, sem costuras que provoquem fricção e sem saltos demasiado altos (menos de 3 cm). Os sapatos que roçam ou que alteram a distribuição da pressão nas diferentes zonas dos teus pés provocam pele dura, calosidades ou mesmo fissuras.
Alimentação
Beber 1,5 a 2 litros de água e ter uma dieta saudável rica em frutas e legumes é um bom hábito para manter a tua pele saudável.
Proteção solar
Não te esqueças de proteger os teus pés do sol. Não só por causa da secura que a radiação ultravioleta pode causar, mas também porque é uma área onde tendemos a esquecer-nos de aplicar protetor solar e que, depois de estar coberta durante todo o inverno, pode facilmente ficar com queimaduras solares – especialmente os dedos dos pés -.
Evitar hábitos tóxicos
O álcool e o tabaco também são prejudiciais para a pele dos teus pés, uma vez que promovem problemas circulatórios.
Como hidratar bem os teus pés
Para uma hidratação adequada dos pés, é necessário utilizar um creme específico, uma vez que, como já referimos, as caraterísticas da pele dos pés são diferentes das da pele de outras zonas do nosso corpo. Para os pés, são necessários cremes com um elevado teor de lípidos e é preferível que contenham ureia ou outros ingredientes activos que ajudem a reduzir o espessamento da pele.
É aconselhável aplicar o creme após a higiene diária com movimentos circulares, insistindo mais nas zonas mais problemáticas.
Também aplicaremos o creme hidratante à noite, antes de nos deitarmos. Podemos fazê-lo como uma máscara, aplicando uma camada espessa e cobrindo os pés com meias de algodão (desta forma conseguimos que o creme penetre melhor e tenha mais efeito).
Se tiveres muitas calosidades, pode ser necessário visitar um quiropodista para as remover e depois, com a hidratação e os cuidados diários que indicamos, evitarás que voltem a aparecer.
Agora que já sabes como cuidar bem dos teus pés, não só no verão, mas durante todo o ano, põe mãos à obra, os teus pés vão agradecer-te!