3 min de leitura                    
Quais podem ser as causas de um nariz dorido?
Se a ideia de limpar o nariz com um lenço de papel te dá medo, sabes do que estamos a falar: desconforto, ardor, vermelhidão, por vezes comichão, por vezes dor, etc. Estes são alguns dos sintomas de irritação nasal que estão principalmente associados a constipações e alergias. No entanto, também podem ter outras causas.
A irritação do nariz é uma sensação desagradável, muito incómoda e desconfortável, à qual poucas ou nenhumas pessoas terão escapado.
Além disso, a irritação nasal é muitas vezes um problema estético, uma vez que toda a área fica vermelha, seca, escamosa e pode até rachar.
Causas de irritação nasal
Constipação / Gripe
Estas duas patologias, tão frequentes, sobretudo no inverno, provocam congestão nasal e muco abundante. Isto resulta em assoar frequentemente o nariz, provocando irritação e descamação da pele.
Alergia
A rinite alérgica é uma das formas mais comuns de alergia respiratória e apresenta-se com um corrimento nasal prolongado. Isto leva-nos a assoar o nariz com mais frequência, secando a pele, tornando-a mais sensível e irritada.
Sinusite
A sinusite é outra patologia que é acompanhada de muco e da necessidade de assoar o nariz. Por isso, pode tornar-se a causa de irritação na zona.
Choques e ferimentos ligeiros
Tudo o que roça na zona pode ser fonte de irritação: cachecóis no inverno, roupa interior desportiva à prova de vento utilizada em desportos ao ar livre, etc.
O aparecimento de uma ferida ou de um corte pode também provocar a irritação de toda a zona.
Hidratação deficiente
O nariz não é uma área com a qual tendemos a preocupar-nos particularmente quando se trata de hidratação. No entanto, é uma área muito exposta que também requer cuidados adequados.
Aquecimento e ar condicionado
Tanto os aquecedores como os aparelhos de ar condicionado produzem frequentemente um ambiente seco que afecta a pele e as membranas mucosas, e não apenas as membranas mucosas nasais.
Clima
Ar, vento, frio, mudanças bruscas de temperatura, radiação solar excessiva, etc. Todos eles são fontes de possíveis irritações cutâneas, e o nariz não é exceção.
Poluição e tabaco
O fumo do tabaco contém numerosas substâncias tóxicas e irritantes que afectam particularmente a zona nasal quando inaladas.
Os poluentes no ar das nossas cidades também podem causar irritações na pele.
Como podes evitar a irritação?
Porque é melhor não te lembrares de Santa Bárbara quando troveja, vai em frente e evita a irritação:
- Cuida do ambiente, especialmente se tiveres alergias, eliminando, na medida do possível, as substâncias que te afectam.
 - Se tiveres uma doença, segue o tratamento que o teu médico te receitou para a controlar.
 - Tenta manter as tuas defesas fortes. Assim, será mais difícil ficares doente e provocares congestão, muco e todos os sintomas que irritam o nariz.
 - Assoa o nariz com cuidado. Limpa o nariz com cuidado,
 - Evita os lenços de papel que, embora sejam muito confortáveis e higiénicos, também secam e irritam mais facilmente a pele. É preferível utilizar lenços de pano, que são mais suaves para a pele.
 - Mantém a zona adequadamente hidratada. Não deixes o bálsamo nasal ou o hidratante apenas para quando o problema já tiver aparecido.
 - Hidrata-te também por dentro. Não te esqueças dos teus 8 copos de água, dos chás de ervas, dos caldos, etc.
 
Dicas para cuidar de um nariz dorido
Os cuidados a ter com um nariz dorido são semelhantes aos de um nariz dorido:
- Higiene adequada do nariz com água morna, sem água quente, e sabão suave que não aumente a irritação.
 - Não enxugues o nariz arrastando-o, mas sim com uma toalha macia ou uma gaze e dando ligeiras pancadinhas.
 - Com a pele já seca, aplica um bálsamo ou uma pomada hidratante e que seja hidratante e reparador. Repete a aplicação sempre que tiveres de te assoar.
 - Evita tocar no nariz. Se esfregares as mãos, o lenço ou qualquer outra coisa, vais causar ainda mais irritação. Além disso, as mãos são muitas vezes uma boa fonte de germes que podem agravar a irritação e causar uma infeção.
 - Se tiveres de assoar o nariz, fá-lo o mais suavemente possível. Passa suavemente o dedo em vez de arrastar e apertar o nariz com o lenço.
 - Para evitar um ambiente seco, utiliza humidificadores ou banhos de vapor.
 - Hidrata-te corretamente, por dentro bebendo água ou chás de ervas e por fora com produtos específicos para a zona do nariz.
 - Se a vermelhidão te incomoda, podes camuflá-la usando um pouco de corretor, maquilhagem ou um hidratante com cor.
 
Não te esqueças de cuidar do teu nariz, de o manter limpo e hidratado. Isto ajudar-te-á a evitar estes sintomas incómodos, tão caraterísticos do outono e do inverno.