2 min de leitura

Qual é o pH da tua pele?

Provavelmente já leste e ouviste falar de pH ou de equilíbrio do pH mais do que uma vez, mas talvez não saibas a que é que estes termos se referem. Continua a ler se quiseres descobrir.

O pH – abreviatura de potencial hidrogeniónico – é um parâmetro que indica a concentração de iões de hidrogénio [H]+ numa solução. Por outras palavras, é uma unidade de medida que indica o grau de acidez de uma solução.

Os valores variam numa escala de 0 a 14. Assim, temos um pH neutro quando o seu valor é 7, os valores inferiores a 7 são valores ácidos e os valores básicos, ou alcalinos, são os superiores a 7. É por isso que o pH é muito importante para o cuidado da nossa pele.

A pele é o órgão que forma a nossa principal barreira de defesa contra o ambiente e as infecções. O papel do pH é, por isso, muito importante para o bom funcionamento desta barreira de defesa.

Na superfície externa da pele, cobrindo-a, encontra-se o chamado manto ácido, uma emulsão de água e lípidos formada pela mistura de ácidos gordos das glândulas sebáceas com secreções das glândulas sudoríparas. Como o seu nome indica, é este manto que confere acidez à pele, que tem geralmente um pH de cerca de 5,5.

O manto ácido é o que fornece a acidez à pele, que tem geralmente um pH próximo de 5,5.

Pode variar ligeiramente consoante a zona, o estado e os cuidados. A pele das pregas inguinais, das axilas e da zona interdigital tem um pH um pouco mais alcalino, o que a torna mais vulnerável às agressões externas.

O que acontece se o pH for alterado?

Se subir e se tornar mais alcalino, o equilíbrio é perturbado, as enzimas cutâneas perdem a sua atividade, a pele seca, perde água e não consegue formar os lípidos de que necessita. Além disso, a função de barreira é alterada, a pele fica mais desprotegida contra as infecções, aparece a comichão… Se desce e se torna demasiado ácida, surge a inflamação e a vermelhidão da pele.

Tudo o que entra em contacto com a pele pode afetar o equilíbrio do pH: produtos de limpeza, produtos de cuidado, poluição, água, sol, fumo de tabaco, etc.

Os produtos de limpeza (sabonetes, champôs, géis, …) são geralmente neutros ou básicos e a sua utilização afecta o pH do manto ácido, alcalinizando-o. Após a utilização de um produto de limpeza alcalino, são necessárias entre 2 e 12 horas para que o pH regresse ao equilíbrio. Por conseguinte, a nossa pele necessita de produtos de limpeza suaves com um pH ácido para não enfraquecer o manto ácido.

No caso da limpeza do rosto, é essencial. Também é aconselhável terminar a rotina de limpeza com um tónico, pois este produto ajuda a pele do rosto a manter o seu pH equilibrado.

Agora que já sabes porque é que alguns produtos não se adaptam à tua pele e como regular o seu pH, de que estás à espera para começar a cuidar da tua pele da forma correta?