2,5 min de leitura                    
Qual o produto que melhor protege a tua pele atópica este verão?
A pele é o maior órgão do nosso corpo e, quando funciona corretamente e é saudável, desempenha algumas funções muito importantes: defesa, transmissão de informação, metabolismo, troca e homeostasia, estética, etc.
Quando a estrutura da pele é perturbada, pode ocorrer comichão na pele ou doenças como a dermatite atópica.
Pele normal vs. atópica
A atopia é uma doença hereditária em que existe uma reatividade excessiva a condições ou substâncias que normalmente não afectariam uma pele saudável. Esta doençamanifesta-se na pele sob a forma de dermatite atópica, eczema atópico ou pele atópica.
A pele atópica tem uma estrutura alterada, pelo que não desempenha corretamente a sua função de barreira protetora, é muito mais permeável e permite a passagem de substâncias que não o fariam numa pele normal.
Como o sistema imunitário das pessoas atópicas é hipersensível, o seu corpo reage mais à passagem destas substâncias para o organismo, provocando inflamação, comichão, vermelhidão e os outros sintomas da dermatite atópica.
Outra diferença entre a pele normal e a pele atópica é que esta última tem um desequilíbrio na microbiota, ou seja, a variedade e a quantidade de microrganismos que vivem na pele são diferentes.
verão: um dos inimigos da pele atópica
No verão, estão presentes vários factores que podem piorar o estado da tua pele atópica e levar a um surto de dermatite. Alguns destes factores são:
- Sol: em alguns casos, a exposição controlada ao sol pode levar a uma melhoria, mas em muitos outros casos a secura e o efeito irritante dos raios solares podem levar a um surto.
 
- Calor: o calor e o suor têm um efeito irritante na pele das pessoas com dermatite atópica. Além disso, as temperaturas elevadas provocam uma maior secura da pele, aumentando a comichão e o coçar.
 
- Os efeitos do ar condicionado: o abuso do ar condicionado seca o ambiente, aumentando a secura da pele. As mudanças bruscas de temperatura também afectam a pele.
 
- Banhos prolongados: O contacto prolongado com a água é também uma fonte de irritação para a pele com dermatite atópica. Além disso, é frequente que, após estes banhos, não seja aplicado um creme ou loção hidratante adequado, como seria aconselhável.
 
- Cloro: O cloro das piscinas é um agente externo altamente irritante para a pele delicada, pelo que é aconselhável tomar um duche depois de nadar na piscina.
 
- Areia: a areia da praia provoca fricção na pele, o que pode irritar a pele e pode estar na origem de um surto.
 
Que produtos utilizar para proteger a pele atópica no verão?
Para além dos cuidados diários habituais que deves ter com a tua pele – limpeza suave, hidratação e emoliência – é muito importante que, durante o verão, protejas a tua pele contra protejas a tua pele dos agentes que podem causar um surto, tais como que podem causar um surto, como os mencionados acima.
Proteger a pele contra os efeitos das radiações ultravioletas A e B é essencial, não só no verão, mas durante todo o ano, com um produto confortável de utilizar e especificamente concebido para o cuidado da pele atópica.
Se utilizares um produto multiprotector como o LetiAT4 Defense estarás a fornecer num só gesto, de uma forma cómoda e simples, princípios activos e nutrientes que ajudarão a tua pele a reparar-se e a proteger-se melhor de uma forma natural. Esta proteção não é apenas contra os efeitos do sol, mas também forma uma barreira física sobre a pele, uma película protetora que impede que esta seja irritada por outros agentes como a água, o cloro ou a areia.
Desfruta novamente do verão, sem ter de sofrer o desconforto de um surto de dermatite atópica, protegendo e cuidando da tua pele. Vive o verão, vive a tua pele!