2 min de leitura
Sofres de rosácea? Descobre como cuidar dela corretamente
Já ouviste falar de rosácea? É uma doença inflamatória crónica na zona central do rosto que afecta pessoas de pele clara, na maioria das vezes mulheres, sendo os sintomas geralmente mais graves quando afecta os homens.
Quais são os sintomas da rosácea?
- Vermelhidão na zona central do rosto, que pode ser ocasional ou permanente.
- Telangiectasias: pequenos vasos sanguíneos ou capilares que se dilatam e se tornam visíveis através da pele.
- Pápulas e pústulas: lesões semelhantes à acne.
- Elevada reatividade e sensibilidade da pele.
- Queima.
- Comichão.
- Edema.
Estes sintomas aparecem em surtos, com períodos de acalmia pelo meio.
Como podes tratá-la?
A rosácea é uma doença crónica e o objetivo é atenuar as crises e abrandar a sua progressão.
Atualmente, não existem tratamentos que curem a rosácea.
O diagnóstico deve ser feito por um dermatologista, que também indicará o tratamento mais adequado para o teu caso, que pode variar entre tratamentos tópicos e orais. Pode também recomendar tratamentos de crioterapia, eletrocoagulação, laser ou luz pulsada, que podem ser muito eficazes.
Cuidados e conselhos para a pele com rosácea
Limpeza
Utiliza produtos de limpeza suaves específicos para a pele sensível ou para a pele com rosácea. Exemplos incluem águas micelares, leites sem enxaguamento ou águas termais, que irão tonificar e suavizar a tua pele.
Evita água muito quente na tua higiene diária, bem como saunas ou banhos com temperaturas elevadas.
Se utilizares um produto para enxaguar, lembra-te de não utilizar água demasiado fria ou demasiado quente e seca sem esfregar com uma toalha de algodão.
Os tratamentos esfoliantes mecânicos e os peelings químicos são contra-indicados nestes casos. A pele é muito fina e sensível, pelo que é melhor evitá-los.
Hidratação
É muito importante para o conforto da pele usar cremes específicos para este problema, que são altamente hidratantes e ajudam a prevenir a irritação da pele , comichão, picadas e ardor. Os cremes ajudarão a manter a barreira cutânea saudável e forte para que se possa proteger melhor dos agentes irritantes.
Os BB creams formulados para peles sensíveis com vermelhidão são muito práticos, pois tratam a vermelhidão, dissimulam-na com cor e incorporam protectores solares para a proteger do sol.
Proteção solar
Como evitar completamente o sol é complicado, deves usar sempre protetor solar quando sais à rua. Mesmo em dias nublados e no inverno.
Idealmente, a exposição ao sol deve ser evitada, uma vez que piora as lesões.
Escolhe produtos especialmente formulados para o problema, com FPS e não te esqueças de reaplicar ao longo do dia.
Alimentação e outros cuidados
Deves ter muito cuidado com a tua alimentação, fazendo uma dieta saudável e rica em vitaminas, especialmente C e D, diariamente.
- Limita os alimentos picantes, muito condimentados e gordos.
- Evita intoxicantes como o café, o álcool e o tabaco.
- Controla as mudanças bruscas de temperatura, o stress e a ansiedade.
Seguindo estas dicas e o tratamento recomendado pelo teu dermatologista, temos a certeza de que a rosácea, mesmo que não esteja curada, deixará de ser uma preocupação no teu dia a dia.