3 min de leitura                    
Soluções para acelerar a cicatrização das tuas feridas no nariz
O nosso nariz não é apenas um traço caraterístico da nossa fisionomia facial, mas também o órgão que nos permite respirar. É nele que temos o nosso olfato e um filtro que serve de defesa contra os germes e a sujidade do ar que tentam entrar no nosso corpo.
O interior do nariz é revestido por uma membrana mucosa com muitos vasos sanguíneos, húmida e parcialmente coberta de pêlos que permitem que o ar frio que respiramos seja aquecido e limpo antes de chegar aos pulmões.
As lesões no nariz são muito incómodas e até dolorosas. Além disso, dificultam as funções respiratórias, olfactivas e de defesa. É por isso que é tão importante manter o teu nariz em boas condições.
O que pode causar uma lesão no nariz?
As lesões do nariz podem ser externas ou internas e as suas causas são variadas.
Lesões externas:
Estão geralmente mais relacionados com golpes ou traumatismos: uma queda, uma queda contra uma porta, uma cotovelada fortuita. Para além da concussão, podem provocar uma lesão externa.
Certas infecções causam lesões na área nasal externa, embora também possam espalhar-se para o interior do nariz.
Os arranhões provocados por um coçar excessivo ou por um gato, um cão, etc. também provocam feridas.
Esfregar os óculos, especialmente se estiverem apertados, pode causar um pequeno ferimento.
Lesões internas:
São normalmente muito mais incómodas, bem como mais difíceis de cuidar e cicatrizar, uma vez que a zona é menos acessível. São feridas em contacto contínuo com a humidade e estão muito expostas às agressões dos microrganismos, da poluição, do pó e da sujidade do ar.
As causas de uma lesão interna do nariz podem ser:
- Fragilidade capilar: sendo uma zona com tantos vasos sanguíneos, se estes estiverem enfraquecidos, podem provocar hemorragias e lesões.
 - Constipações e/ou alergias: a rinite e a congestão nasal, juntamente com a fricção ao assoar o nariz e o uso frequente de lenços – especialmente os de papel que secam o muco – provocam facilmente pequenas feridas na mucosa nasal.
 - Secura nasal: pode dever-se ao ambiente seco produzido pelo aquecimento e pelo ar condicionado, ao uso inadequado de descongestionantes nasais, a certos medicamentos, etc. Quando a mucosa nasal seca, fissura facilmente, provocando feridas.
 - Exposição a agentes irritantes: odores fortes, produtos químicos, fumo do tabaco, poluição ambiental, etc., irritam a mucosa e podem provocar lesões.
 - Piercings: para além da ferida em si, ter um objeto no nariz facilita a ocorrência de lesões.
 
Cuidados e hábitos para evitar lesões no nariz
A prevenção é a melhor forma de manter o teu nariz saudável. Para isso, recomendamos que tomes os seguintes cuidados:
Mantém uma boa hidratação para evitar a secura das mucosas, bebendo muita água ou chás de ervas e evitando ambientes secos, por exemplo, utilizando humidificadores.
Evita ou limita a utilização de lenços de papel.
Se tiveres muito muco nas narinas, usa água do mar e depois assoa o nariz com cuidado.
Em caso de constipações, gripe ou alergias, aplica diariamente pomadas ou bálsamos hidratantes e/ou reparadores na zona para manter a pele e as mucosas em melhores condições.
Evita irritantes como o fumo do tabaco, ambientes abafados, etc.
Soluções para a cicatrização rápida de feridas no nariz
Seguem-se algumas orientações para ajudar a ferida a sarar o mais rapidamente possível e para minimizar o desconforto:
Primeiro, mantém a ferida limpa com água morna e soro fisiológico.
Em seguida, seca a zona com uma gaze, muito suavemente e sem arrastar, com pequenos toques.
Para acelerar o processo, quando a ferida estiver limpa e seca, aplica um creme, um bálsamo para o nariz e os lábios ou um hidratante na mucosa nasal que hidrate a área e forneça ingredientes activos reparadores e cicatrizantes que melhorem o processo natural de cicatrização da pele.
Tens de manter a mucosa húmida. A secura aumenta a irritação, pelo que é aconselhável utilizar humidificadores e evitar ambientes muito secos ou aquecidos.
Evita tocar no nariz durante o máximo de tempo possível. Desta forma, o produto reparador funcionará durante mais tempo e também evitarás causar mais irritação. Se tiveres de limpar o nariz, fá-lo o mais suavemente possível.
Verás que, seguindo os nossos conselhos, em breve poderás voltar a desfrutar do teu nariz, livre de feridas ou irritações incómodas e pronto para desfrutar de todas as fragrâncias que nos rodeiam.