2,5 min de leitura

Tens a pele seca? Aqui estão as possíveis causas

A pele seca pode ser a manifestação de uma doença ou simplesmente uma condição crónica. Mostramos-te quais podem ser as principais causas.

A pele seca ou xerose é uma condição comum entre a população. Pode ser a manifestação de uma doença (Psoríase, Dermatite Atópica, Hipotiroidismo, …), ou simplesmente ser uma condição crónica. devido a factores genéticos, ou adquirida devido à idade, às condições climáticas ou ambientais, à toma de certos medicamentos, etc.

Quando ocorre, a pele torna-se áspera, apertada, escamosa, com comichão, rachada, inelástica e envelhecida, dando o aspeto caraterístico da pele seca.

Embora não penses nisso normalmente, a pele é o maior órgão do nosso corpo. Tem uma superfície de cerca de dois metros quadrados. Não é apenas uma cobertura que te delimita e separa do mundo exterior, a tua pele está viva, está constantemente a regenerar-se e desempenha funções muito importantes para a tua saúde.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, com uma superfície de aproximadamente dois metros quadrados.

Funções da pele

  • Secretora e excretora (sebo, suor)
  • Metabólico (síntese de vitamina D e lipólise), actua como regulador da temperatura corporal
  • Defesa imunitária
  • Barreira que nos protege externamente.

A camada mais externa da pele, a epiderme, é a que desempenha a função de impermeabilizar e proteger-nos do mundo exterior. Graças a ela, a água e outras substâncias não podem entrar no nosso corpo, permitindo a passagem de muito poucos agentes e em pequenas quantidades. Ao mesmo tempo, não permite que a água e os diferentes componentes do organismo saiam, mantendo assim um equilíbrio.
Imagina a epiderme como uma parede ou um muro de tijolos. Os tijolos serão as células da base, onde nascem, chamadas queratinócitos, e à medida que sobem à superfície transformam-se em corneócitos, células mortas que se desprendem para dar lugar aos novos tijolos que se vão formando. O cimento que mantém os tijolos unidos é composto por diferentes tipos de lípidos: ceramidas, colesterol e ácidos gordos e uma pequena proporção (cerca de 20%) de uma mistura de componentes solúveis em água, o fator de hidratação natural. A sua função é manter os tijolos unidos e selar a parede para que a água não possa sair.

Acima da epiderme encontra-se a camada epicutânea, o “creme” natural da pele, constituído por uma mistura de substâncias: os restos de tijolos e cimento (corneócitos e lípidos do estrato córneo), a mistura de secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas – o chamado filme hidrolipídico – e o microbioma, o conjunto de microrganismos que vivem naturalmente na nossa pele.

Porque é que a pele seca aparece?

O processo de maturação dos queratinócitos em corneócitos não ocorre corretamente e os “tijolos” são de má qualidade.

Há uma alteração dos lípidos cimentícios (em quantidade ou qualidade) de uma forma que afecta a estrutura e a resistência da pele e permite um aumento da perda de água.

Diminuição da secreção da glândula sebácea, que altera a película hidrolipídica.

Defeitos na ação da proteína filagrina. Uma proteína que faz parte do fator de hidratação natural e que ajuda os corneócitos a ligarem-se e a agregarem-se.

A pele seca contém menos lípidos e menos água na sua superfície, de 15-20% na pele normal para menos de 10%.

Para evitar a secura da pele, sobretudo em zonas como os pés no verão, deves usar cremes ou loções que forneçam à pele a água e os lípidos necessários ao seu bom funcionamento, evitar o uso de sabonetes agressivos e outras substâncias irritantes ou que alterem o pH normal da pele (que não é neutro, mas ligeiramente ácido), ter uma alimentação rica em frutas e legumes, beber líquidos suficientes para manter uma hidratação corporal adequada, ter cuidado com a exposição solar, evitar substâncias tóxicas como o álcool e o tabaco…

Esperamos ter-te ajudado e que, depois de aplicares as nossas dicas, a tua pele esteja mais macia do que nunca.