3 min de leitura                    
Causas e possíveis soluções para a irritação da pele
Antes de começarmos, vamos esclarecer o conceito de irritação: é uma inflamação da pele com vermelhidão e comichão . comichão ou dor. Também pode ocorrer com a secura da pele e, normalmente, causa desconforto.
Causas externas
Qualquer agente, produto ou substância que entre em contacto com a nossa pele e a ataque pode causar irritação, desencadeando uma reação inflamatória e danificando a barreira protetora da pele.
Cosméticos
Alguns produtos cosméticos podem conter agentes que são irritantes para a pele. Estes podem incluir álcool em perfumes ou colónias, detergentes em sabonetes, alguns ingredientes activos utilizados na formulação de cremes e loções…
Uma esfoliação demasiado intensa também pode ser a causa de irritação da pele.
Alterações térmicas
O frio e as mudanças bruscas de temperatura também afectam a pele, secam-na e podem causar irritação. As zonas mais expostas, como o rosto e as mãos, são particularmente sensíveis a esta situação.
Radiação solar
A radiação solar é irritante para a pele, e é por isso que é tão importante usar protetor solar todos os dias. A pele danificada pelo sol é mais sensível à ação de outros irritantes.
Suor
O suor, especialmente durante a prática desportiva, pode ser a causa de irritações. A humidade, os componentes do suor e a fricção devido ao movimento são uma combinação perigosa para as assaduras e outras irritações.
Tecidos
O vestuário e o calçado fabricados com tecidos sintéticos que não permitem a transpiração podem provocar mais facilmente irritações e irritações.
Produtos químicos
Alguns agentes químicos são irritantes quando em contacto com a pele, como os ácidos, o cloro, os ingredientes de alguns produtos de limpeza…
Insectos
Picadas, picadas de insectos e/ou contacto com alguns animais (medusas,…) também podem ser a causa que desencadeia a reação irritativa.
Radioterapia
A radioterapia externa provoca frequentemente sensibilização e irritação da pele.
Causas internas
São aquelas que não se devem apenas ao contacto direto de um agente irritante com a pele, mas que têm uma origem interna ou são devidas a uma patologia, a um problema de pele, etc.
Dermatite atópica
A dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele caracterizada por prurido intenso, pele muito seca e sensível e uma tendência para a superinfeção.
Na Dermatite Atópica, entre outros factores, existe um defeito na barreira cutânea, que não está estruturada.
Este defeito favorece a penetração de agentes externos, como certos alergénios e irritantes, que foram identificados como possíveis desencadeadores de crises de dermatite atópica.
Xerose
A falta de humidade enfraquece as funções da pele e torna-a mais vulnerável a irritações.
Além disso, a xerose é normalmente acompanhada de comichão e o facto de te coçares provoca ainda mais irritação.
Reacções adversas a medicamentos
A toma de certos medicamentos pode ter efeitos irritantes secundários na pele.
Alergias
Trata-se de uma reação excessiva do sistema imunitário a um agente que reconhece como estranho. Os sintomas incluem normalmente irritação e comichão. Para obteres informações mais detalhadas sobre a alergia, consulta o sítio Curatualergia, que contém informações sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da alergia.
Stress
Situações de stress ou de nervosismo também podem afetar a pele, agravando a secura, a comichão e a irritação.
Soluções
- Se sabes qual é a causa da irritação, a primeira coisa que deves fazer para melhorar é evitar o contacto com ela.
 - Tenta manter uma temperatura fresca, nem demasiado fria nem demasiado quente e sem mudanças bruscas.
 - Para a higiene da pele , utiliza produtos sem detergente, os chamados syndets, que limpam suavemente sem irritar.
 - A água do banho deve estar morna e, quando te secares, fá-lo com movimentos leves, sem esfregar, para não causar mais irritação.
 - Mantém a tua pele bem hidratada com produtos adequados que respeitem o seu pH natural e que contenham ingredientes activos hidratantes, calmantes e protectores da barreira cutânea.
 - Protege a pele do sol utilizando cremes solares de elevada proteção específicos para a pele atópica, com uma função multiprotectora contra agentes externos.
 
- Aplica um creme de tratamento para aliviar a comichão, acalmar a irritação e ajudar a tua pele a voltar ao normal o mais rapidamente possível.
 - Evita tecidos sintéticos e roupas apertadas que não permitam que a tua pele respire adequadamente. Usa roupas de algodão largas.
 - Depois do desporto, toma um duche e hidrata-te rapidamente.
 - Cuida da tua alimentação, evitando alimentos picantes, álcool…
 - Em caso de stress, um chá de ervas relaxante ou um medicamento natural recomendado pelo teu farmacêutico podem ajudar-te.
 
A melhor prevenção para a irritação é uma rotina adequada de cuidados com a pele. Adquire o hábito de limpar e hidratar a tua pele diariamente com produtos suaves e eficazes!