4 min de leitura

Como tratar as assaduras do teu bebé

O teu bebé pode estar a sofrer de assaduras. E embora possa ser irritante, é mais comum do que pensas. Aprende a tratá-la.

A assadura da fralda é um problema de pele que ocorre na zona coberta pela fralda. Provoca descamação, irritação, vermelhidão, inflamação, erosões, comichão, picadas, … e é muito incómodo para o bebé e, na maioria dos casos, doloroso.

É a dermatite mais comum em bebés e crianças com menos de dois anos de idade. Normalmente não é grave, pelo que , com os devidos cuidados, cura em poucos dias. Por vezes, pode ser complicada por uma infeção fúngica ou bacteriana, pelo que recomendamos que consultes sempre um profissional de saúde.

Como é que isso acontece?

A assadura da fralda é causada principalmente pelas condições especiais de temperatura, humidade, fricção e maceração que ocorrem na área da pele que é coberta, dia e noite, por uma fralda.

Quando as mudanças de fralda não são feitas com frequência suficiente, o contacto da pele com as enzimas da urina e das fezes facilita e acelera a irritação da zona.

As bactérias benéficas que vivem na pele, na presença de urina, fezes ou suor, fazem com que o pH da pele aumente, tornando-se mais básico e a pele perde parte do seu sistema de defesa natural. Por outras palavras, fica mais desprotegida e mais facilmente afetada por agentes irritantes.

Tratamento da assadura da fralda

O tratamento básico para prevenir e eliminar as assaduras das fraldas é manter a zona limpa e seca. O problema é que isto não é fácil de conseguir com um bebé.

Muda a fralda

Na medida do possível, a urina e as fezes devem ser mantidas afastadas da pele. É por isso que deves vigiar atentamente o teu bebé e mudar-lhe a fralda o mais rapidamente possível se estiver molhada ou suja, tanto de dia como de noite. É claro que não podes estar sempre atento durante a noite, mas terás de acordar algumas vezes para verificar se a fralda está seca e limpa.

É aconselhável utilizar fraldas ultra-absorventes, que evitam melhor o contacto com a humidade, são respiráveis, permitem a passagem do ar e, se possível, ajudam a evitar o aumento do pH.

Limpeza da zona

A higiene frequente e correta da zona coberta pela fralda é essencial para o tratamento da dermatite. Por isso, para além da higiene diária com água e um sabonete suave com pH ácido específico para ele, deves também limpá-lo a cada muda de fralda.

Embora as toalhitas sejam muito práticas, especialmente fora de casa, não são a melhor forma de limpar o rabinho irritado do teu bebé. Muitas vezes contêm corantes, perfumes e outros ingredientes que podem ser mais irritantes para a pele.

Idealmente, a limpeza deve ser feita apenas com água ou com água e sabão suave, sem detergentes e com um pH ácido. Se não puderes evitar a utilização de toalhetes, utiliza toalhetes que sejam tão suaves quanto possível para a sua pele. Se possível, utiliza toalhetes oleosos.

Depois da limpeza, deves secar bem a pele. Sem friccionar, dá palmadinhas suaves com uma toalha, uma gaze ou um pano macio. E, se possível, deixa secar ao ar livre.

Cremes ou pomadas de barreira

Depois de a pele estar limpa e bem seca, é altura de aplicar uma pomada ou pasta à base de água para aliviar a comichão, reduzir a irritação, proteger, hidratar e regenerar a pele.

Estes produtos, que actuam como uma barreira protetora, contêm ingredientes activos como o óxido de zinco ou o dióxido de titânio, que actuam isolando a pele do bebé do contacto com a humidade, a urina, o suor e as fezes retidas na fralda. Além disso, devem ser capazes de manter o pH do manto ácido que protege a pele e incorporar ingredientes activos capazes de manter a barreira protetora natural da pele saudável.

Ventilação da pele

É altamente recomendável manter o teu bebé sem fraldas durante o máximo de tempo possível, para que a zona seja arejada e respire. Por exemplo, depois de cada mudança de fralda, podes deixar o rabinho do teu bebé ao ar durante algum tempo, enquanto seca e antes de pôr o creme, ou depois do banho diário podes massajar ou brincar com ele durante algum tempo antes de lhe voltares a pôr a fralda. Tem cuidado e coloca um tapete de muda, uma toalha ou um pano macio por baixo para evitar um susto.

Dicas para prevenir o aparecimento de assaduras

Para evitar as assaduras, segue estas dicas:

  • Utiliza fraldas adequadas que sejam respiráveis e que se ajustem bem ao bebé, mas não demasiado apertadas para evitar irritações.
  • Muda frequentemente as fraldas, sempre que necessário, para evitar o contacto prolongado com a urina e as fezes.
  • Limpa a cada muda de fralda, de preferência com água morna, sozinha ou com sabão suave para bebés.
  • Certifica-te de que a pele está bem seca antes de voltares a vestir a fralda. Tem especial cuidado com as dobras e evita esfregar a pele seca. Quanto mais seca estiver, menor é o risco de dermatite.
  • Sempre que possível, deixa as nádegas do teu bebé a descoberto durante algum tempo.
  • Utiliza produtos específicos para bebés, formulados para cuidar e proteger a sua pele fina e delicada.
  • Após a limpeza, aplica um creme ou uma pasta à base de água que suaviza a pele, previne a irritação e ajuda a pele a regenerar-se corretamente.

Utiliza estas dicas para prevenir e tratar as assaduras do teu bebé, aplica-as e desfruta ainda mais do teu filho.