Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site, aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.

Áreas
Menu
pt

Pele atópica

O que é a dermatite atópica ou eczema atópico?

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crónica da pele que se caracteriza por um prurido intenso e pele muito seca e sensível com tendência à ocorrência de sobreinfeções.

É uma doença recidivante, cujo ciclo apresenta fases de exacerbação conhecidas como surtos e remissões. Na fase de surto, este eczema provoca prurido e produz pequenas vesículas que podem formar crosta e levar à descamação da pele.

Qual é a causa?

Na Dermatite Atópica, entre outros fatores, existe um defeito na barreira cutânea, pois está desestruturada.

Este efeito favorece a penetração de agentes externos, tal como determinados alergénicos e irritantes, que foram identificados como possíveis desencadeadores dos surtos na Dermatite Atópica.

A pele atópica é hereditária?

A pele atópica é uma doença multifatorial que resulta da interação de fatores genéticos e ambientais.  Sabe-se que tem uma componente hereditária muito importante, o que significa que os pais com atopia têm maior probabilidade de ter filhos com pele atópica.


É muito frequente?

Afeta principalmente a idade pediátrica. Entre cada 10 crianças que nascem, 1 ou 2 têm problemas de pele atópica. Estima-se que, em 70% dos casos, desaparece na puberdade.

A dermatite atópica é contagiosa?

Não, não é contagiosa.