Utilizamos cookies próprios e de terceiros para disponibilizar os nossos serviços e recolher informação estatística. Se continuar a navegar no Site, aceita a sua instalação e a sua utilização. Pode alterar a configuração ou obter mais informação sobre a nossa política de cookies.

Áreas
Menu
pt

Nariz e lábios

Cuidado da zona peribucal dos bebés

Excesso de saliva ou baba

A saliva é uma dos fluídos essenciais que cumpre importantes funções nos processos de digestão, proteção dentária ou ao ingerir alimentos, sempre dentro da cavidade bucal. No entanto, o contacto continuado da saliva com a pele pode provocar efeitos negativos.

A forma mais comum de contacto entre a saliva e a pele é a baba. O problema de babar continuamente ocorre frequentemente em determinadas situações, sobretudo em crianças. A falta de controlo da salivação provoca a saída da saliva da cavidade bucal, afetando as zonas cutâneas próximas, isto é, a zona peribucal. A pele afetada pela ação permanente da saliva perde a sua função de barreira protetora, pelo que se torna vulnerável à ação de outros elementos irritantes (alimentos, poluição, sujidade...), que agravam a situação. Como resultado, surgem irritações, vermelhidão, inflamação e sensibilização da zona peribucal.

É por isso importante utilizar produtos que protejam, hidratem e reparem a zona peribucal no caso de exposição contínua à humidade.